O Bolo da Vovó

bolo-limão-vovó-LOW

Não sei se eu já contei, mas a minha avó materna tem 96 anos de idade. Lúcida, ativa, sempre caminhando com a ajuda da sua bengalinha.

Claro que conversar com ela no telefone está um pouquinho mais difícil (eu tenho que falar um pouco alto, sabe…), mas se eu digo que vou lá pro almoço, é ela mesma quem faz questão de fazer o frango ensopado com polenta molinha.

Desde que eu me conheço por gente ela faz um bolo de limão tahiti que todo mundo ama, e ninguém sabe fazer igual. Um dia, conversando sobre os clássicos culinários da família, ela acabou me revelando o segredo: o tal bolo veio do livro de receitas de uma famosa marca de açúcar, publicado em 1960.

Lá foi ela buscar o livrinho.  Eu me lembrei bem dele – era um que tinha umas fotos de doces incríveis, que eu não cansava de olhar quando eu era criança (acho que vem daí meu gosto pelas fotos de comida – afinal ainda não existiam o tastespotting ou o foodgawker!).

Para minha surpresa, ela me deu o livro de presente. E foi um dos melhores presentes que eu já ganhei na vida, porque tinha gostinho de infância. Obrigada, Vó!

livro-receitas-antigo-LOW

Bolo de Limão

A massa desse bolo é bem fofinha e saborosa, ótima para a hora do chá. A cobertura, mais ou menos um buttercream, é a parte mais característica para mim, porque é bem docinha e dá pra sentir o granulado do açúcar. Se você não gostar, pode trocar por açúcar de confeiteiro, mas eu não poderia mexer com um clássico, né?

Como todo livro de receitas antigo, esse traz algumas informações meio vagas, então vou colocar as minhas alterações.

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sobremesa de casca de limão ralada
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga fresca (usei 100g)
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas (as claras vão na cobertura)
  • 1 xícara de leite

Cobertura

  • 2 claras
  • 2 colheres de sopa de manteiga (usei 50g)
  • 2 xícaras de açúcar
  • suco de 1 limão
  • raspas de limão

Para a massa

Pre-aqueça o forno a 180°. Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas formas redondas de 20cm.

Peneire a farinha, o fermento e sal em uma tigela. Reserve.

Misture as raspas de limão com o açúcar e esfregue entre as mão até ficar perfumado e úmido.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até branquear. Junte as gemas, uma a uma, e depois os ovos, batendo bem a cada adição. Junte a farinha de trigo em três etapas, alternando com o leite (termine com a farinha). Bata até ficar homogêneo.

Divida a massa entre as assadeiras e asse por aprox. 40 minutos, ou até que um palito saia seco quando espetado no centro do bolo. Deixe esfriar para desenformar e rechear.

Para a Cobertura

Bata a manteiga até ficar bem fofa. Vá adicionando aos poucos uma xícara do açúcar e bata até branquear. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve firme. Vá adicionando aos poucos a xícara restante de açúcar, e bata até ficar um suspiro brilhante. Junte esse suspiro à  manteiga e misture com um batedor de arame. Junte o suco do limão e misture bem

Recheie e cubra o bolo com esse creme e cubra com raspinhas de limão.

57 comentários

      • Virginia diz:

        Oh meu Deus! Recebi o livro de receitas manuscrito da minha tia-avó. Aparentemente, sua irmã, de volta ao Peru, enviou a ela como um livro de Natal. Fui traduzindo cada receita, um por um em Inglês para a minha irmã e nossos filhos. O Bolo de Limão receita é idêntica às minhas tias. Isso tornaria muito mais fácil se eu tivesse o livro. Existe alguma maneira você poderia compartilhar o nome do livro?

      • thecookieshop diz:

        Virginia, o livro se chama 200 receitas do açucar União, mas hoje só se encontra em sebos, pois é muito antigo!

  1. Adorei a história do livro e a receita!
    Que sorte uma avó dessa idade ainda toda prosa na cozinha… 🙂

    Achei engraçado: você esqueceu de colocar a quantidade de açúcar UNIÃO nos ingredientes da massa do bolo. Logo o açucar! 🙂 🙂 🙂

    Beijinhos.

  2. Dani diz:

    É tão bom ter avó assim né? a minha tb adora paparicar as familia com almoços muito gostoso.

    Adoro polenta mole! Se fosse minha avó teria q fazer sempre…rs

    Esses livros tb me lembram infância, eram trocados pelas embalagens do açúcar, em casa mantemos essa velharia como um tesouro. As imagens então são de matar e de morrer!

    Bjs

  3. Minha nossa! Que bolo mais lindo! E de limão? Ai, ai…
    Sabe que eu acho que minha mãe tem esse livro? E como vc eu também adorava ficar olhando as fotos maravilhosas, nunca me esqueço da foto de um pudim de café com um bulinho do lado, minha mãe nunca fez, mas eu tenho a sensação de sentir o gostinho só de me lembrar da foto. Acho que sou um pouco louca! rs

    Vou publicar a receita do bolo de chocolate lá no blog e fazer propaganda do seu blog, que pra mim, se tornou leitura obrigatória.

    Beijos

  4. Mari diz:

    Paula, a comidinha da vovó não tem igual, né?? A minha está com 92 anos, mas longe de estar bem que nem a sua… uma pena, pois já foi uma mulher de muita fibra, e fazia cada comidinha deliciosa também… 🙂
    Seu bolo ficou MARAVILHOSO!! Vc reproduziu com maestria o bolinho da sua avó, e tenho certeza de que ela, se já viu a foto, ficou orgulhosa demais da conta.
    Bjão,

    Mari

    • thecookieshop diz:

      Mari, minha avó ficou super feliz com o post! Que pena a sua avozinha não estar bem, mas eu tenho certeza que ela também fazia tudo com muito carinho pra você. Um beijão!

  5. dannah5 diz:

    Paula, q bolo bom, vc me lembrou das receitinhas da minha vovó, ela também tem um monte. Hj em dia com 80 anos ela ta cansadinha (ainda mais por conta da diabetes e depois q meu avô morreu ela murchou muito) mas quando eu era pequena as coisas mais gostosas do mundo saiam daquela cozinha.

    Quando eu era pequena tradicionalmente os aniversarios tinham um bolo gelado, q ate hj lembro q era delicioso, ficava na geladeira de um dia pro outro antes de ser confeitado.
    Ta ai uma ideia legal, resgatar receitas classicas, eu tenho umas fichas q ganhei de uma vizinha q odeia cozinhar, com receitas culinarias dos anos 70, super diversas, tem de tudo.
    Uma coisa legal q sempre tinha na casa da minha vó era sacolé, ela fazia de coco, manga, goiabada com leite, cada um divino só para consumo da gente. Meu avô ficava chupando e sempre enchendo o saco pra pegar mais, ai eles brigavam!hehe

    Eita nostalgia boa!
    Que bençao sua vovó com toda essa idade ainda estar bem! Que continue com saude por muitos anos.
    Beijocas, adorei a receita, eu amo limao!!!

    • thecookieshop diz:

      Eu adoro receitas, antigas, principalmnete aquelas que levam 24 ovos, essas coisas que não se fazem mais… Vc tem que fazer esse sacolé especial e por no seu blog!

  6. selma diz:

    Fiz o bolo da sua Vó, a massa ficou divina, porém, acho que errei na mão para a cobertura que ficou meio mole. Mesmo assim fiquei satisfeita e vou tentar novamente. Parabéns por ter resgatado este clássico.

  7. Bom dia Paula, estou te descobrindo atraves lá do Chocomorango, que postou elogiando seu blog. Tomei um susto: O Bolo de Limão da minha família! Ano passado quando começei meu blog, este foi, acho que uma das 1.a receitas que andei postando com foto. É o Bolo de Limão predileto até hoje. Acredita que eu já assei 11 receitas de bolo de limão diferentes e esse ainda é o predileto. Com o passar dos tempos este bolo ganhou nomes diferentes nos cadernos de receitas da familia, por que é fazendo que gente descobre, que ele é incrivelmente mais gostoso no dia seguinte. Alguns da familia chamam ele de Bolo de Limão de Véspera, em outros cadernos da familia esta registrado como Bolo de Limão dos 4 Limões (vai usar a casca ralada de 4 limões + o suco de 1 limão, sobre 3 limões sem casca na geladeira para dar um destino de suco, salada ou comida)… Nos costumamos fazer ele de refratario ou tabuleiro, tipo Fatia de Bolo de Limão coberto de raspinhas. Para cobrir tudo de raspinhas é ai que vai tantas raspinhas. É muito legal ver como ele fica nas mãos e na cozinha das outras pessoas. Aqui em casa não fica com esse recheio, que esse glace antigo de claras, mucha mesmo com cremor de tartaro no dia seguinte. – Livros do Açúcar União: Chorei tanto que já recebi alguns livros antigos da União de presente também. Que dos anos 90 eu consegui colecionar todos, epoca de juntar as embalagem de Café em Pó. Faltam 2 dos antigos, para completar a coleção. Desde o inicio do ano quero scanea-los abrir um PICASA só para colocar eles lá para todo, mundo ter acesso. E tempo menina, já se passou meio ano, só ficou como projeto. Um dia eu faço. – Seu BLOG: Quero dizer que seu blog está um show de lindo, suas fotos são perfeitas, pena que não sei fotografar assim. Já registrei seu link lá na minha coluna Blogs de Receitas do Brasil. Foi uma delicia te conhecer e visitar seu blog. Um abração da Priscila (MG).

  8. maristela diz:

    Deve ser uma delícia…vou experimentar fazer cupcakes com essa receita ….depois te falo se deu certo…minha vozinha tbem até seus 95 fazia questão de fazer seus doces nas festas de família…sua especialidade era a torta de nozes que fazia todo natal por sinal dia do meu aniversário…Agora quem faz essa torta sou eu…Bjoss e parabéns pelo blog…adorei..

  9. Nani Veiga diz:

    Nossa,eu vim aqui através dessa receita linda e amei o seu blog,mas o que me chamou mesmo a atenção foi o livrinho,eu lembro dele,minha mãe tinha um que acho que foi herdado ou 2 edição,mas eu lembro direitinho que ficava olhando imagem por imagem e imaginava que um dia faria tudo aquilo,essa imagem do livro me fez voltar no tempo…
    Beijos
    Nani
    Vou te adicionar no meu blog.

  10. Kuka diz:

    Olá.Adorei o seu blog e as receitas,além de lindas nas imagens,parecem maravilhosas e muito fáceis de fazer.Já estive a ler tudo e fiquei maravilhada com este bolo da Vovó e o Bolo de Morango.Já estão na lista para ir fazer e os Moranguetes?Ai meu Deus!Muitos Parabéns e continue assim.

  11. Minha avó também tem esse livro! Incrível como nossas avós têm um talanto pra colecionar livros de receitas, heheheh!!!!
    Seu trabalho é lindo! Tenho o mesmo sonho que vc: trabalhar em casa, pra mim e ter mais tempo para os meus! Um dia eu chego lá!
    Bjão!

  12. silvana diz:

    Paula hoje foi a primeira vez que conheci seu trabalho, no programa do DANIEL,fiquei encantada ao entrar em seu blogue essa receita de Bolo de limão me fez viajar ao passado pois tenho esse livro que minha mãe me deu,eu também viajava com as fotos dos doces prontos,nesse livro existem receitas imperdíveis como as fatias hungaras que minha mãe fazia e eu também já fiz, são deliciosas,vou fazer esse bolo com certeza.Beijos Silvana.

  13. Anônimo diz:

    Querida amiga voce não pode imaginar como fiquei feliz em encontrar essa receita meu marido adora esse bolo a mãe dele fazia para ele quando ele era adolecente ai eu fiz e ele falou que ficou igual o da mãe dele obrigada querida fiquei muito feliz,beijos Meire

  14. Anônimo diz:

    ola eu também tenho esse livro de receitas, minha mae deixou para mim os livros delas muitos antigos inclusive esse está comigo, é muito gostoso olhar as receitas muito boas mesmo bjs grande lembrança né.

  15. Pingback: 50 receitas de bolos | mariacarambola

  16. Valery Vasconcelos diz:

    Ola, td bom? Vc eh a minha unica esperança de obter a receita das Fatias Hungaras do livro antigo do açúcar união. Please, me mande uma fotinho da pagina, preciso lembrar da minha mãezinha, vc me ajuda? Ficarei muito grata.
    Bjs no coração

  17. Ester Anita Miceno de Souza diz:

    Queria…..tanto tempo eu tinha vontade de encontrar essa receita….eu tinha esse livro ganhei quando tinha teze anos mas, perdi. PODE COMPARTILHAR COMIGO?

Deixe um comentário