Como nasce um chocólatra – Crème Brûlée de Chocolate ao Leite

Eu adoro ouvir dona Isabel, minha sogra, falando da infância dela. São histórias cheias de lembranças doces, mariolas compradas no boteco da esquina com o tio, e o bolo gigante de limão que a mãe fazia e chamava a família toda pra comer quentinho (“tinha uma meleca de açúcar com casca de limão por cima”, diz ela).

Outro dia ela me contou uma história sobre a primeira vez que provou chocolate na vida.

A família era do interior de São Paulo (a cidade era Ponte Alta, se não me engano), e ela tinha uma tia muito querida que gostava de lavar roupa num rio próximo de casa. E levava minha sogra, na época com uns seis anos de idade, para ajudar e brincar no rio. Para chegarem lá, tinham que passar pelos trilhos do trem que cruzava a cidade.

Um desses dias, quando atravessavam os trilhos, minha sogrinha viu um tubinho vermelho, meio escondido no mato, e lá foi xeretar. “Era uma embalagem linda, com letras douradas, e tinha um cheiro MARAVILHOSO. E eu pensei: acho que isso é de comer…” Escondeu rapidinho na roupa e levou pra casa, pra dividir com as primas. Segundo ela, foi a coisa mais gostosa que ela provou na vida. E eu acredito.

Crème Brûlée de Chocolate ao Leite (adaptado da revista Martha stewart Living – set/2010) – rende 4 porções

Quase que não posto essa receita, porque não gostei muito das fotos – mas o creme é tão delicioso e fácil de fazer que eu não podia guardar ele só pra mim.

  • 170g de chocolate ao leite picado
  • 3 gemas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/4 de xícara de leite integral
  • 1/4 de xícara de açúcar demerara, ou cristal

Coloque 4 potinhos refratários próprios para creme brulée, ou ramequins, numa assadeira e leve ao freezer para gelar.

Numa tigela refratária média, coloque o chocolate ao leite picadinho e reserve.

Bata as gemas e o açúcar numa outra tigelinha até ficar claro e fofo. Leve ao fogo o leite, o creme de leite e o sal até ferver. Desligue o fogo e despeje metade da mistura de leite sobre as gemas batidas e misture bem com um fuet. Retorne a mistura de gemas para a panelinha com o restante do creme de leite e leve ao fogo baixo até virar um creme, mexendo sempre (mais ou menos uns 6 minutos).

Despeje o creme quente sobre o chocolate picado e misture até ficar homogêneo (o chocolate vai derreter). Divida o creme entre os potinhos e leve ao freezer por 45 a 55 minutos (não deixe congelar).

Polvilhe uma colher de sopa do açúcar demerara sobre os cremes e vire para tirar o excesso. Com um maçarico culinário, queime o açúcar até caramelizar (cuidado para não queimar). Leve à geladeira por 10 minutos e sirva imediatamente.

33 comentários

  1. priscila diz:

    Olá. Adorei o creme bruleé. mas, minha dúvida é sobre biscoitos/petit fours. Quero fazer alguns para os 60 anos da minha mãezinha como lembrança para os amigos dela. Vc sabe a validade deles? Abraço. Nem precisa dizer que seu site, além de delicioso, é lindo!

  2. Mariana diz:

    Deve ser uma delícia, mas… Será que tem alguma opção pra quem não tem um maçarico culinário e nem se sente tãão gourmet a ponto de comprar um (e acreditar que vai usar)?

    Adoro o blog, viu? Sucesso p/ vc!

    • thecookieshop diz:

      Oi, Mariana! Obrigada! 🙂

      Dá pra caramelizar um pouco de açúcar numa panelinha e derramar com cuidado sobre os cremes – depois me conta se você fizer!
      bj

  3. Filipa diz:

    Adoro creme brulée! Já fiz com sabor de laranja, com ervas aromáticas….mas de chocolate deve ser a loucura! 🙂 Adorei mesmo! Só tneho uma pergunta: posso substituir leite integral por leite magro ( desnatado). Obrigada e parabéns pelo seu blog! Dificil é resistir!

  4. Oiiiiii
    Cheguei aqui através do Flickr e deixa eu dizer:
    Estou completamente encantada! Deslumbrada! E agora faminta, doida por um doce! rsrs!
    Você é um talento! E eu tenho uma teoria: -Alguém que resolve que o que vai fazer na vida é adoçar a vida dos outros só pode ser muito gente boa!
    Vou te seguir, vou te linkar, ainda vou babar muito com o que você postar aqui!
    Beijinhos da Lu

  5. Paula, venho seguindo seu blog ha um tempo e adoro suas receitas. Essa chegou a me dar agua na boca e vou fazer qq dia desses. Yum! De que maneira a consistencia desse creme brulee eh diferente dos pots de creme? Eh menos durinho? Outra que vou ter que provar logo logo eh a receita de alfajores que vc postou outro dia. Meu marido eh Argentino e estou sempre buscando boas receitas de alfas. Ja fiz varias mas nenhuma chegou aos pes dos famosos Havannas. Vou experimentar a sua. 😉 Continue postando essas receitas deliciosas. beijocas

  6. Lucia diz:

    Santíssima Trindade!! Isso certamente é um DELÍRIO!!!!!!!!
    Não tenho o maçarico culinário… então vou tentar me aventurar sem ele…
    Depois eu conto como me sai.
    Vou tentar fazer para o final de semana.
    Bjs,
    Lucia

  7. Hummm! Estou amando Creme Brulée.
    Essa receita parece deliciosa, com um pouco de chocolate amargo deve ficar ótimo também.
    Gostei das fotos, da para sentir que ficaram cremosos e com a casquinha de caramelo irresistível.
    Beijos

  8. Mari diz:

    Fiz nesse instante – eu e Alice estamos com bigode de chocolate, mas felizes da vida! No meio da receita achei que a coisa ia desandar porque o creme com gemas ameaçou virar omelete, mas misturando com chocolate ele ficou cremosinho de novo. Comemos um pote quentinho mesmo – incrível! – e mais tarde vamos testar geladinho…
    (Paula, vc está arruinando meu Projeto-Verão. E mesmo assim eu digo: obrigada obrigada obrigada!)
    Beijos!

Deixe um comentário