55 gemas, como lidar? – Papos de Anjo

papos de anjo

O que fazer com 55 gemas?

Resumo da história: comprei algumas caixas de gemas pasteurizadas para uns pudins de encomenda, e sobrou uma. Um quilo inteirinho de gemas amarelinhas. Nada mais nada menos que 55 danadas com a data de validade chegando ao fim.

Jogar fora nem pensar. Arregacei as mangas, me transformei na confeiteira louca portuguesa e dei cabo de todas elas em duas tardes.

Agora vocês vão ter que aguentar a série de receitas que vem pela frente – já aviso que quem tiver problemas de colesterol alto melhor já ir ligando pro cardiologista.

Os papos de anjo foram uma sugestão da amiga Maria Pia – a mãe dela gentilmente me passou a receita, que é quase igual à uma que encontrei no site do programa da Palmirinha (minha referência quando preciso consultar doçaria brasileira, podem ir na dela que não tem erro). Eu, a bem da verdade, provei papos de anjo uma vez na vida, há muito tempo, mas nunca me esqueci da delícia daquele sabor. É daquelas sobremesas mágicas que levam poucos ingredientes e são tão fáceis de fazer que a gente nem acredita – ainda mais quando as gemas já vem separadas numa caixinha longa-vida, como foi o meu caso.

Facilita mais ainda se for utilizado um spray para untar as forminhas (comprei um importado, da Wilton, por 17,00 a latinha), aí é tipo fast food.

Papos de Anjo (rende aproximadamente 40 unidades pequenas)

  • 1 quilo de açúcar
  • 1,5l de água
  • 1 colher de chá extrato ou essência de baunilha
  • 12 gemas
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Comece fazendo a calda: Numa panela média, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo forte e deixe ferver até o açúcar dissolver bem e formar uma calda rala. Desligue o fogo e misture a baunilha. Reserve.

Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo (ou use spray desmoldante) 40 forminhas de empadinha e as coloque sobre uma assadeira grande. Ou faça o mesmo com as cavidades de 2 formas para mini cupcakes (usei essas). Aqueça o forno a 200 graus.

Na batedeira, bata as gemas por cerca de 10 minutos, até ficarem claras, fofas e cremosas. Junte o amido de milho e o fermento e bata novamente para misturar.

Encha as forminhas até a metade e leve ao forno até firmar e dourar ligeiramente. Deixe amornar, desenforme e coloque os papos na calda ainda na panela. Quando esfriar completamente passe para uma compoteira e guarde em geladeira. Sirva depois de algumas horas, ou no dia seguinte.

papos de anjo 2

28 comentários

      • Anônimo diz:

        Bem que percebi que não escreves como portuguesa. Onde fica a Loja Santo Antônio para poder compra-las também? Faço um receita quase igual, não leva amido de milho e nem fermento e dá super certo. Bato as gemas um pouco mais, talvez uns 15 minutos. Obrigado.

  1. Paula diz:

    Noosssaaa!!!! Com certeza farei essa receita!!!
    Juro, achava que Papo de Anjo fosse uma receita MEGA complicada!!!!!!!!

    E com as claras, façamos suspiros hahahaha

    beijãozão e obrigada*

    obs: faça também com as gemas, “Baba de Moça”, muito bom, ainda mais acompanhando um pudim de claras 🙂

  2. Nara Serafim diz:

    Eu amo, amo, e amo, doces portugueses!!!! Adoro doces que levam ovos!!! Adorei a receita, pois adivinha???? Amo Papo de Anjo!!!!! hehehe Espero ansiosa pelas demais receitas….
    Onde posso encontrar estas embalagens só com gemas em Porto Alegre, tu sabes me dizer?
    beijos
    Nara

    • thecookieshop diz:

      Oi Nara! Você tem que entrar em contato com a Fleischman e perguntar se tem revenda para varejo na sua cidade, eu perguntei pelo site deles mesmo e a resposta foi rápida. bj

  3. Marina diz:

    Que delícia!
    Tenho um livro de doces portugueses que levam somente gemas e tem cada receita deliciosa! Quem sabe eu prove com as próximas gemas que sobrarem… 😉
    Normalmente faço crème anglaise com as gemas. Costumo congelar, para servir com sorvete, petit gateau, frutas – tbm fica muito bom!
    Beijos

  4. Lígia diz:

    Puxa, que bom entrar no seu blog e encontrar uma receita deliciosa como esta. Amo muito seu blog, gosto demais do jeito que vc escreve…Já fiz várias receitas e vou tentar fazer papos de anjo também.Parabéns.

  5. Ola! These look so beautiful! I was looking for papos de anjo recipes and I’m so glad i came across your blog 🙂 could u tell me what “12 gemas” means? I used google translate on your blog but it cannot translate this word properly unfortunately! Thank you & have a lovely day:)

  6. Marilyn diz:

    Olá! Achei esse blog quando buscava receitas de biscoito para levar pra uns amigos, fiz os de manteiga de amendoim e foi um sucesso total!haha! Enfim, essa receita de papos de anjo parece maravilhosa, um dia desses vou tentar fazer e mal posso esperar para saber das outras gemas. E já que descobri um novo hobbie fazendo cookies e doces, gostaria de aproveitar e perguntar algo: Quais são as melhores lojas de artigos para confeitaria em São Paulo? E se eu quiser passar a vender esses doces, como eu deveria começar? Espero não estar abusando com essas perguntas,rs.

  7. Maria Fernanda diz:

    Minha avó era portuguesa e fazia os papos de anjo sem nenhum tipo de farinha ou fermento. Ela dizia que eram falsificados, de padaria… rsrsrsrsrs… Ela botava 11 gemas e 1 ovo inteiro e batia, na batedeira, uns 20 minutos, no mínimo… Ah, e a calda ela aromatizava com agua de flor de laranjeira… Nossas heranças mouras… Uma delícia e um sabor da infância….

  8. Sonise Gallardo diz:

    Você deve estar se perguntando por que um post de 2013 está recebendo comentários agora em 2015! Mas não resisti! Achei seu blog procurando biscoitos decorados, e estou passando a manhã toda “fuçando” entre um post e outro… quando me deparo com estes Papos de Anjo!!!!!
    Minha empolgação é tamanha por um simples motivo… minha vó era doceira, a vida toda vendendo doces (vendia numa barraquinha em frente de casa no sítio, à beira da rodovia Raposo Tavares, km 40,5 onde havia uma curva muito perigosa com dois apelidos para ela: Curva da morte ou Curva do doce!) e um dos doces de que mais lembro era o Papo de Anjo! Ela não fazia ele todo… havia uma mulher de quem ela comprava eles prontos somente para colocar na cauda. Ela achava mais fácil comprar assim e acertar a calda pq já fazia muitos outros mais… e por este motivo, minha mãe e eu nunca soubemos direito como é q fazia a “massa” em si!

    Bem… agora com o mistério resolvido, posso fazer em casa e ver se consigo o gostinho de infância de que tanto me lembro!

    Obrigada pelas receitas maravilhosas e pelo bom humor nas histórias! Pq uma receita tem sempre uma história e é muito mais legal saber da receita com ela! 🙂

  9. María Teresa Muniz Oliva diz:

    Qual a medida que você usa das gemas em pacote,Ou é. A vontade.POSSO congelar para o Natal? Você podría me dar o endereço Ou o telefone do Bondinho.Lá tem uma tela para fazer asados e Eu nunca conseguí o endereço.Espero suas outras receitas com gemas.Muito Obrigada.Desculpe tanta pregunta,más tenho idade e fico meio insegura

Deixe um comentário