Bem-Casados

bem-casado-sorvete-morango-LOW

Quem já foi a algum casamento no Brasil, sabe: é uma loucura o que as pessoas fazem para levar o maior número possível de bem-casados pra casa. O que eu já vi de madame com a bolsinha dourada abarrotada… Eu tenho até um conhecido que vai com os bolsos do terno forrados com um saquinho plástico daqueles para congelados, para os bem-casados não caírem – e já chegam embalados ao destino final.

Dos casamentos, eles migraram para os nascimentos (bem-nascidos) e até para os velórios (bem-vividos).

Resolvi fazer um trabalho investigativo sobre o bem-casado. As origens são obscuras, mas parecem ter vindo de Portugal, e representam a união dos noivos. O recheio varia um pouco para cada região do país, podendo ser de frutas, doce de ovos e doce de leite. E tem a embalagem fofa, né?

A melhor parte da minha investigação foi mesmo a descoberta dessa receita – assim eu não preciso esperar mais até alguém casar para sair com a MINHA bolsinha dourada abarrotada. E, se sobrar, dá até pra servir como sobremesa, como eu fiz na primeira foto, com sorvete de morango, morangos fatiados e calda de morango pronta.

bemcasadosLOW

Bem-casados (adaptado daqui) – rende 35 unidades

Massa

  • 4 ovos grandes, claras e gemas separadas
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 7 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio

  • 1 1/2 xícara de doce de leite bem firme

Calda

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara de água morna

Preaqueça o forno a 200°C. Unte duas assadeiras com mateiga e polvilhe com farinha de trigo. Faça marcas redondas na assadeira com um cortador de biscoitos ou a boca de um copo (deixe uns dois dedos de distância entre as marcas).

Numa tigela, peneira a farinha e o fermento. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve mole. Vá adiciomando o açúcar aos poucos e bata até formar picos firmes. Ainda batendo, adicione as gemas, uma a uma, e bata até ficar fofo e homogêneo. Peneire a mistura de farinha sobre os ovos batidos e envolva delicadamente com um batedor de arame, misturando mas cuidando para não murchar.

Pingue porções de uma colher de sobremesa nas assadeiras, usando como guia as marquinhas do cortador. Asse por uns 8 minutos, ou até ficar douradinho. Retire da assadeira ainda quente e coloque sobre uma grade para esfriar.

Depois de frios, recheie metade dos bolinhos com uma colher de chá rasa de doce de leite e cubra com os bolinhos restantes.

Misture o açúcar de confeiteiro com a água. Apóie cada doce em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha.

Para embalar, eu usei papel celofane, depois papel de seda e amarrei com uma fitinha.

bem-casado-mordida- LOW

44 comentários

  1. Eu confesso! Já sai de casamentos com váááááários bem-casados. E para minha sorte, no meu casamento também sobraram muitos e eu pude passar uma semana inteira comendo bem-casado todos os dias, na companhia da minha filhotinha que é tão fã quanto a mamãe.
    E você me salvou de mais vexame, porque agora eu vou poder fazer os meus próprios bem-comidos (apelidinho novo!).

  2. Mari diz:

    Paulinha, seus bem-casados estão maravilhosos!!! E eles realmente são uma delícia…. perdição total, né?
    Ah, vc havia me perguntado sobre minhas formas de brownie… minha mae comprou numa loja de artigos para cozinha em New York… ela é toda junta (as forminhas não são separadas não, é um bloco com 12 “buracos” quadradinhos onde vai a massa), como uma forma de muffin… ela é bem semelhante às formas da Wilton, mas a marca é outra (que também não me lembro, pois rasguei a embalagem e nao guardei… mas se descobrir, te digo)!!
    Espero ter ajudado vc.
    Bjão,

    Mari

  3. Gina diz:

    Paula, seus bem-casados ficaram muito graciosos, mas eu não sou fã desses docinhos. Se for a um casamento, sairei de lá com um se me for oferecido, por gentileza. E olha que eu prefiro mil vezes os doces aos salgados.
    Bjs.

  4. Stella diz:

    Que ótimo!!! E nem são tantos ingredientes!! 😀
    O recheio também pode ser de goiabada, né? É que vende aqui no mercado assim… rs
    Agora, me diz uma coisa… é que eu nunca fui boa em matemática, então, perdão pela ignorância… quanto é “11/2 xícaras”?? =/

    Beijo!! Adorei a receita!

  5. leonor diz:

    Olá!!

    Desconhecia essa tradição brasileira de “roubar” os doces da festa para levar para casa…um costume bastante estranho e que contraria quaisquer regras de boa educação…ehehehe!
    Tal como desconhecia a tradição, desconhecia essess doce tão cobiçados e fiquei com curiosidade quanto aos seus biscoitos!

    O aspecto dos seus é delicioso e embrulhados nesse papel aos quadrados ficaram um amor!…

    Beijo!

  6. Fernanda diz:

    Lindissimos! e parecem deliciosos também! Mas eu fiquei de olho naqueles cupcakes arcoíris! Você podia ensina-los(ou tentar né, já que não vão ficar iguais aos seus) pra nós! rsrsrs
    um beijo!

  7. Laura diz:

    A receita que lhe envio é uma joia de família,bem Portuguesa,e com todas as medidas certas(a tia Laura Faz questão na exatidão,lembra eu ter agradecido o peso em gramas?.)O Teco Lameco é um doce tradicional que a minha familia faz para casamentos,batizados etc.aí vai…

    Tecolameco

    500g de acúcar
    250g de miolo de amendoa
    25g de manteiga
    10g de banha ou margarina de boa qualidade
    10 gemas de ovo
    2 ovos inteiros
    3 dl de agua
    1 pau de canela
    canela em pó

    Preparação

    Leve o açúcar ao lume com o pau de canela e faça ponto de pérola.
    Retire e junte a amendoa(pelada e moída)a manteiga e a banha (gordura de porco)ou margarina.Leve de novo ao lume e deixe engrossar-Deixe arrefecer e misture os ovos e as gemas (cuidado deve estar sob o frio para as gemas não cozerem)juntar uma pitada de canela a gosto,Deois de muito bem misturado coloque numa forma de aro muito bem untada e forrada com papel vegetal também untado.Leve ao forno 180 mais ou menos 40 minutos,faça o tste do palito.Depois de desenformado pinte com calda de açúcar e enfeite com uma flôr.

    De Portugal saudações amigas.

  8. Noivinha diz:

    Amei o blog e já inclui em meus favoritos. Uma coisa q procuro e não acho é sobre a durabilidade de bem casados. Posso fazer e deixar qts dias antes da festa de casamento?

    • thecookieshop diz:

      Noivinha, na fonte da receita não diz a durabilidade, só mencionam que eles podem ser congelados antes de banhar na calda.
      De minha experiência, eu recomendo o consumo em até três dias de todos os bolos que eu vendo, mas comprei uma vez bem-casados para uma festa e a validade era de uma semana. Acho que vale fazer um teste se vc for fazer a receita.
      bj
      Paula

  9. Anônimo diz:

    Olá, acabei de assar uma receita desses lindos bem casados!!!!
    Nunca havia feito antes e ficaram “bonitos”, mas…com a prática ficarão melhores!!!hehe
    Só tive um probleminha..depois de banhados coloquei na grade, como recomendado, mas grudaram e quando tirei uma parte da casquinha ficou…..!!!! é assim mesmo?
    Muito obrigada,
    Da mais recente amiga, Laura.

  10. Anônimo diz:

    Laura,

    A propósito, quando postei o comentário não havia experimentado,
    puxa!!!! ficaram ótimos!!!!!!!! mas….todos grudaram na grade!
    Será que se colocar em papel manteiga para secar fica melhor?
    Uma receita simples , de sabor e textura ótimos, vale a pena fazer.
    Bjs e obrigada mais uma vez.
    Laura

    • thecookieshop diz:

      Oi, Laura!

      Realmente isso pode acontecer – papel manteiga é um boa solução, ou vc pode por para secar direto no papel celofane que vai embrulhar o doce. Só não equeça de escorrer bem o excesso de calda.

      bj

  11. titina diz:

    são 18:50 (horario de verão) acabo de ler sua receita e já risquei o papel manteiga como vc sugeri, mas…..tem um probleminha só posso fazer depois q as crianças dormirem e eu estou MUITO ANSIOSA P/ FAZER LOgo os bem-casados rsrsrs, assim q fizer eu posto comentarios dizendo como ficaram (ai ‘Jeruis” ajuda eu rs) bjin Ü

  12. titina diz:

    23:35 (horario de verão) estou cozendo agora o leite condensado p/ rechear os bem casados, meu……ficaram “UÓTIMOS” rs gente façam q a receita da moça é boooooa, ñ tem nada de complicado fazer, mega facil e gostosa, ñ fica nem c/ gosto ou cheiro de ovo, agora moça é só já ir se preparando pra montar cursos pois serei a 1ª da sua lista rs, AMO passear aki, bjin Ü e q Deus continue te abençoando pra fazer e dividir gostosuras c/ a gente.

  13. Cida diz:

    Paula, adorei o seu blog. Tenho problemas em fazer bem casado pingado e quando banho na calda (já fiz vários testes : calda rala, +rala, densa, + densa…) e todos indiscutivelmente acabam “melando” o celofane mesmo colocando na grade para secar… além de sair a casquinha na parte de baixo ou ficar extremamente umedecido. Tem algum help ??? Adoro este doce e não gostaria de abandoná-lo.
    Abraços

    Cida

    • thecookieshop diz:

      Oi Cida – realmente bem-casado é bem chato, e não é minha especialidade. Os meus alguns ficaram mais úmidos outros não e eu não faço pra vender por causa dessa inconsistência nos resultados. Uma vez eu fiz assim – banhei primeiro de um lado, deixei secar e depois banhei do outro lado, e achei que foi a melhor maneira, apesar de dar mais trabalho.
      Boa sorte!
      bj
      Paula

  14. aldenir pereira de camargo diz:

    Querida amei seu blog está lindo parabéns.
    Gostaria que vc me tirasse uma dúvida sobre o doce Tecolameco
    apesar da receita ter sido mandada a vc por sua amiga
    não entendi onde fala sobre a água,a quantidade,fiquei curiosa pa esperimentar a receita
    desculpe a minha inguinorância,abraço e muito obrigada.

    Tecolameco

    500g de acúcar
    250g de miolo de amendoa
    25g de manteiga
    10g de banha ou margarina de boa qualidade
    10 gemas de ovo
    2 ovos inteiros
    3 dl de agua
    1 pau de canela
    canela em pó

  15. Sheila diz:

    OI, encontrei seu blog numa busca por receitas de bem-casados. Estou selecionando algumas para testar e gostaria de saber se a sua receita fica com consistência de biscoito ou mais fofinha tipo pão-de-ló? E quanto a calda, é só dissolver o açúcar na água morna mesmo? não precisa deixar ferver? Já tenho medo de caldas, nunca consigo o ponto certo, mas não vou desistir! rs
    Parabéns pelo blog! muitas receitas interessantes

Deixe um comentário