O café da manhã ideal – waffles com calda de morango

No meu mundo ideal, não haveria guerras, todos teriam TV a cabo grátis e todas as refeições seriam café da manhã.

Eu amo café da manhã, apesar de quase nunca conseguir mais do que dez minutos para sentar e engolir alguma coisa antes de começar meu dia. Quando eu comprei (na verdade ganhei da minha sogra) meu aparelho de waffles, sinceramente achei que ele fosse entrar em atividade mais vezes por aqui – mas ele acaba saido do armário só em manhãs preguiçosas de domingo, quando todo mundo acordou junto e bem disposto, sem preguiça de ajudar a fazer bagunça.

Eu sei que nem todo mundo tem aparelho de waffle, então coloco aqui também a receita de uma calda de morangos de microondas bem facinha e gostosa, que acompanha super bem panquecas, crepes, sorvetes – até um bolinho simples de baunilha brilha mais com ela.

Waffes (essa receita veio junto com meu aparelho de waffles, mas é bem boa)

  • 1 3/4 xícara farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 3 ovos (claras e gemas separadas)
  • 1 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • essência de baunilha

Misture os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e açúcar) numa tigela grande.

Em uma tigela pequena, misture bem as gemas, o leite e o óleo.  Bata as claras em neve.

Junte a mistura de leite e gemas aos ingredientes secos e misture bem. Junte as claras em neve e incorpore delicadamente.

Pincele manteiga derretida no aparelho de waffle e proceda confrome instruções do fabricante. Sirva imediatamente ou congele por até 6 meses.

Calda de Morangos de Microondas

  • 400g de morangos, lavados e sem as folhinhas
  • 100g de açúcar (ou mais se gostar mais doce)

Num recipiente alto de vidro, misture os morangos e o açúcar. Leve ao microondas em potência máxima por 1 minutos, misturando bem na metade do tempo. Vá repetindo esse processo até o açúcar de dissolver e uma calda tiver se formado. Sirva morna ou em temperatura ambiente. Pode ser conservada em geladeira por uma semana.

28 comentários

  1. Pingback: Tweets that mention O café da manhã ideal – waffles com calda de morango « The Cookie Shop -- Topsy.com

  2. O café da manhã tb é minha refeição favorita. A vida toda fiz tempo para tomá-lo com calma, seja qual fosse a hora que eu tinha que me levantar.
    Durante 6 anos acordei às 3:30 h da manhã para trabalhar, aqui nos EUA, e ia com o café na barriguinha. Não era fácil…
    Ainda não tenho a maquinha de fazer waffle, mas assim que der vou comprar uma, pois adoro waffles!
    Bjs 🙂

  3. Rosana Marangoni diz:

    HUMMMMMM,que delicia…..
    Tambem acho que cafe da manha,e a melhor refeicao.Tudo de bom.
    Quer me deixar irritada, e naum tomar cafe da manha.
    Onde posso comprar essa maquina de waffle,vc pode me orientar.
    Tenha uma deliciosa semana e claro mais post……
    bjs
    Rosana Marangoni

  4. Huummmmm, que maravilha!
    Como seria bom acordar com uma cafezinho feito na hora e uns wafles quentinhos com uma geléia natural.
    Aquela imagem de uma mesa bem posta, com utensílios lindinhos, só na TV, porque aqui mal dá prá gente sentar na mesa e sair para o trabalho.
    Parabéns !
    Silvana

  5. Nathalia diz:

    Paulaaaaa como sempre vc com receitinhas maravilhosas para adoçar nosso dia a dia!!!!
    AMOOOO waffles e vou testar essa receita com a calda de morangos (que também parece maravilhosa) essa semana, com crtza!!!
    Adoro tudo q vc faz, sou sua fã!!!!
    Bjssss

  6. Maura diz:

    Oi Paula, seus Waffles, ficaram lindos, como tudo que vc faz,e a calda de morangos nem tinha pensado que seria uma deliciosa opção, mas eu gostaria de saber se os ovos são sempre separados, porque uma suiça amiga minha fazia tudo batido no liquificador???
    bjs
    Maura

    • thecookieshop diz:

      Oi, Maura!
      As claras em neve dão uma textura mais aerada aos waffles, e ajudam a massa a crescer mais. Existem outras receitas, mas essa foi a que eu mais gostei até agora!
      bj

  7. Pammela Di Nonato diz:

    Olá Paula!
    Pelo menos uma vez por semana visito seu blog, acho hilários os seus textos antes das receitas e claro deliciosas as fotos e a receitas! rsrs Já fiz várias delas e adorei cada uma!!! Sucesso total!!
    Não tenho máquina de Waffles em casa, mas to pensando em presentear a mamis, lógico com segundas intenções, com uma gracinha dessas e queria saber se dá pra fazer receitas salgadas com essa receita de massa, e se vc tem alguma receita de creme salgado pra acompanhar?
    Pergunto isso pq não tiver o prazer de provar deste pecado! rsrsrs

    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar estas pérolas!!!

    Bjosss, sucesso!!!

  8. Preciso deixar registrado que essa é a melhor receita de waffles que eu já comi!
    Fiz duas vezes já e deu super super certo, todos aqui em casa adoraram muito.
    Também queria te dar os parabéns, esse é um dos poucos blogs de receitas que eu confio, a maioria as receitas acabam dando errado mas todas que eu já fiz daqui (já fiz os alfajores, tortinha de maçã, reinventei e fiz uma de limão…) todas deram certo, super confio nas suas receitas!
    Beijos,
    Duda

Deixe um comentário