100 anos da União e o novo site – Samantas

Estava eu procurando uma receita bem legal no novo site da União para encerrar minha participação na campanha dos 100 anos da marca, e me deparo com um clássico: samantas.

Pra quem não conhece a samanta, ela é um biscoitinho feito com massa choux (aquela de fazer bombas, eclairs e carolinas – veja o padrão de doces com nomes femininos) , no formato de uma rosquinha açucarada, que fica meio oca por dentro. É o tipo da coisa simples e deliciosa.

Isso foi uma das coisas que eu mais gostei no novo site da União: você encontra receitas bem modernas, mas também essas pérolas da cozinha brasileira, doces de padaria que ficam ainda mais caprichados quando feitos em casa. E a pesquisa é super fácil – dá pra ver a lista toda de receitas, procurar por tipo de prato, rendimento…

E o blog é pra virar fã – uma equipe super antenada pesquisa as novidades mais legais sobre receitas, cursos, eventos e produtos relacionados ao mundo dos doces.

Foi uma delícia ter participado da comemoração dos 100 anos da União.  Certamente continuarei a passear pelo site, seguir o twitter e fazer minha visita diária ao blog.  Testado e aprovado!

Samantas – do novo site do açúcar União (rende mais ou menos 2 a 3 dúzias)

  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal (52g)
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • açúcar cristal para polvilhar

Preaqueça o forno a 200°C.

Junte o açúcar, a água, o sal e a manteiga e leve ao fogo até ferver. Acrescente a farinha peneirada, reduza o fogo e mexa até que a massa fique homogênea e solte da panela. Retire do fogo, trabalhe a massa até amornar e adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Coloque no saco de confeitar com bico pitanga e modele rosquinhas (3 a 4cm) sobre as costas de uma assadeira forrada com papel manteiga sem untar. Polvilhe com o açúcar cristal e asse no forno preaquecido, até ficarem douradas, firmes e sequinhas.
Depois de frias, conserve em recipiente tampado.

*post patrocinado pela União

18 comentários

  1. Pingback: Tweets that mention 100 anos da União e o novo site – Samantas « The Cookie Shop -- Topsy.com

  2. Laély diz:

    Paula, essa foto é sua, ou do site da União?
    Uma das coisas que me faz sempre voltar aqui é o capricho com que faz suas imagens. Assim como um bom livro de culinária, um bom blog de culinária não se faz só com boas receitas mas, precisa ter boas fotos, que nos façam desejar colocá-las em prática. E você faz isso muito bem!
    Falando em comidinhas antigas e modernas, pensei que os tão difamados salgadinhos das festas de “antigamente”( coxinhas, risoles, pasteizinhos) mudaram de nome, de cara e de ingredientes: passaram a ser chamados “finger food”.
    Vou organizar o aniversário do marido, mas não tenho muito espaço à mesa para acomodar a todos. Pensei em deixar espalhados pela sala, bandejas com opções de “finger food”( pobre, também quer ser chique, uai!).
    Dentre as ideias, queria fazer uma bomba, ou carolina salgada, com algum recheio cremoso. Tem alguma receita infalível? Posso adaptar esta receita?
    Abraço!

  3. Claudia diz:

    Oi Paula, eu comia isso qdo pequena …a colega de BH disse que lá tem coco ralado por cima, mas a que eu comia era com coco na massa e por cima. Será que é a mesma coisa? Lá vou eu prá cozinha de novo 🙂

  4. Sharon diz:

    Nossa,muito bom esses biscoitos…eu nunca tinha visto nem comido igual,e me chamou atencao pelo nome que eh o mesmo de minha irma…rsss Muito facil de fazer e muito saboroso tambem…
    Alias,esse site aqui eh uma gostosura rsss adoro ele,sempre encontro coisa boa por aqui…
    Ahhh…inclusive,estou com blog ainda novinho,postei essa receita la,com o link do The Cookie Shop,claro…se puderem aparecam por la amigas,comentem,me sigam,me ajudem a continuar com ele…
    Obrigada e beijinhos…voltarei sempre aqui,com certeza,pois vcs sao demais…

  5. Oi, Paulinha!
    Eu adoro trabalhar com massa choux (carolinas,bombinhas), pois faço salgadinhos de festa e estou pensando em acrescentar a samanta no meu cardapio. Só que surgiu uma duvida na minha receita é a seguinte: 500ml de água, 200g de manteiga,400g de farinha de trigo e uma pitada de sal; quando começa a ferver a água com a manteiga eu coloco a manteiga e mexo até desgrudar do fundo da panela, depois levo para a batedeira misturando bem com aproximadamente 6 a 8 ovos. Bem a duvida é que para grande quantidade como esta minha receita (+/- 100 carolinas) como que eu devo proceder??? Aguardo uma ajuda para esta questão. Muito obrigada e beijos…Mara Bianca de Porto Alegre.

Deixe um comentário