Tortinhas de chocolate e caramelo de castanha do Pará

caramel tartelettes oozing

Interna/Dia

Numa sala em penumbra, um grupo de pessoas está sentado em círculo.

Paula: Meu nome é Paula, e eu sou uma consumidora compulsiva de utensílios de cozinha.

*Todos: Olá, Paula.*

Paula: Essa é a minha história (névoa de flashback):  não sei se vocês conhecem a Rua Paula Souza, aqui em São Paulo. É uma rua que concentra inúmeras lojas de material para restaurantes e lanchonetes. Foi nessa rua que o meu problema começou.

E o seu também começaria: ali tem de tudo, desde panelas até fornos de padaria, e muita coisa bem baratinha. Toda vez que eu vou lá, acabo comprando alguma coisa. E foi assim que acabei com uma coleção obscena de mini forminhas de torta que eu nunca usei na vida (sem falar na coleção de cortadores de biscoitos e na coleção de bicos de confeitar).

Admitir o problema é uma parte da cura, certo? E, refletindo longamente, descobri que a questão não é simplesmente ter coisas demais, e sim, ter coisas demais e não usá-las ;). E a hora chegou: fui convidada para um jantar na casa de uns amigos e resolvi tirar a poeira das forminhas.

caramel tartelettes shells

Uma rápida mudada de assunto

Essa receita é na verdade um Frankstein de várias fontes de inspiração: a massa da torta é da Dorie Greenspan, o caramelo é inspirado em uma receita do David Lebovitz e a cobertura é de uma outra receita da Martha Stewart.

Veja gente: Eu estou dando os créditos a essas pessoas porque elas tiveram o trabalho de criar, pesquisar e testar essas receitas, para que eu pudesse me inspirar no trabalho deles e criar as minhas tortinhas. E dar créditos é uma coisa que vem acontecendo cada vez menos por aí. Gostaria de aproveitar o espaço e alertar aos colegas blogueiros que os seguintes sites estão roubando conteúdo e fotos e republicando como se fossem deles:

http://www.chocomaniacos.com/ – esse é só um blog caça-níqueis. Se você tem receitas com chocolate, pode ter sido clonado. * UPDATE: graças aos leitores amigos, esse blog tirou todos os posts do ar! *

http://amoculinaria.blogspot.com/ – essa cidadã finge que foi ela quem fez todos os pratos alheios, e ainda republica no petitchef. E tem uma frase ótima lá: todas as receitas foram testadas e aprovadas. *UPDATE: este blog  também foi desativado após a publicação deste post.*

Mas o pior de todos na minha opinião é o www.gazetaweb.com, cujo slogan é “o maior e melhor conteúdo em Alagoas”. Na página de culinária deles, que está cheia de propagandas que geram $$$ para o portal, estão copiadas a maioria das minhas receitas e fotos, e também de vários outros blogs conhecidos e que eu amo, como o Technicolor Kitchen e o Flagrante Delícia, só para citar alguns. Sem nenhuma referência aos nossos blogs e nenhum link de volta pra cá. Assim é fácil ter conteúdo: é só roubar dos outros.

Então, quem tiver blog, corre lá pra reclamar. Quem não tiver, reclame pela gente.

Não tenho nada contra a multiplicação de informação que a internet gera, e amo quando as pessoas fazem as minhas receitas e republicam nos seus blogs. Mas nada como a elegância de dar os créditos a quem merece, vocês não acham?

E voltamos a nossa programação normal.

caramel tartelettes line

Tortinhas de chocolate e caramelo de castanha do Pará

A massa é divinamente frágil, desmancha na boca e não é muito doce. O caramelo é cremosinho, com os pedacinhos de castanha do pará dando um contraponto crocante. E a cobertura de chocolate meio-amargo fecha com chave de ouro. Sem mais palavras.

Para a massa (adaptada daqui) – faz 1 fundo de torta de 20cm

  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xicara de cacau em pó
  • 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 130g de manteiga bem gelada, ou congelada, cortada em pedacinhos
  • 1 gema de ovo gelada
  • água gelada o quanto baste (talvez você nem precise da água, mas eu precisei de umas duas colheres de sopa porque a minha massa estava muito seca.)

Coloque a farinha, cacau, açúcar e sal no processador e pulse algumas vezes para misturar. Espalhe os pedacinhos de manteiga na mistura de farinha, e pulse novamente umas três ou quatro vezes, até virar uma farofa, com pedaços de manteiga maiores e menores. Bata a gema numa tigelinha, só para quebrar a película, e junte pouco a pouco, pulsando após cada adição. Quando todo a gema estiver adicionada, processe apertando a tecla pulsar por 10 segundos de cada vez, até a massa se transformar de uma farofa para uma quase massa, com pedaços grudados e outros mais farinhentos. Nesse ponto, eu precisei colocar um tiquinho de água (uma ou duas colheres de sopa), porque a minha massa não saía do estágio farofa.

Passe a massa para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e junte os pedaços da massa, apertando levemente, mas sem amassar muito. sò o suficiente para juntar os pedaços que ficaram mais secos. Não se preocupe em deixar a massa super uniforme: ela é bem quebradiça mesmo.

Unte uma forma de torta de fundo removível com manteiga (ou, chutando, umas 6 pequenas). Vá tirando pedaços da massa e vá forrando toda a forma, fundo e laterais, uniformemente. Leve ao congelador por 30 minuos, ou enquanto preaquece o forno a 180°C. (reserve uma bolinha da massa para eventuais rachaduras depois)

Retire do freezer e forre com uma folha de papel alumínio untada com manteiga lado da manteiga para baixo). Nas tortinhas pequenas, eu não precisei fazer isso, simplesmente furei o fundo com um garfo. Asse por 25 minutos e retire o papel. Se a massa tiver inchado, pressione com uma colher. Se tiver rachaduras, tampe com um pedacinho da massa reservada e retorne ao forno por mais uns 8 a 10 minutos. Deixe esfriar completamente antes de rechear e desenformar.

Caramelo de Castanhas do Pará (inspirado nessa receita)

  • 1 xícara de creme de leite morno
  • 1/2 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 100g de castanhas do Pará picadinhas

Numa panela pequena, junte o açúcar, o sal e a água e leve ao fogo alto. Deixe cozinhando, sem mexer, até ficar um caramelo castanho-dourado. Nesse ponto, retire do fogo e imediatamente junte o creme de leite (com cuidado porque pode espirrar). Misture bem. Deixe amornar e junte as castanhas picadas.

Cobertura de chocolate meio amargo (daqui)

  • 170g de chocolate meio amargo
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de glucose de milho (usei Karo)

Numa tigelinha de vidro, coloque o chocolate picado e a manteiga. Leve ao microondas para derreter, em intervalos de 20 segundos, misturando sempre, até ficar homogêneo. Junte o Karo e misture bem – vai ficar uma consistência de calda. Utilize imediatamente, ou aqueça no microondas com muito cuidado se ela endurecer.

Montagem

Distribua o recheio de caramelo sobre a massa já assada e fria, mas não deixe chegar até a beirada. Complete com a calda de chocolate morninha. Deixe a cobertura endurecer em temperatura ambiente ou na geladeira.  Desenforme com cuidado e sirva.

TortinhaCaramelo_LOWEssa foto foi meu amigo Ricardo quem tirou, com a sua máquina nova super incrível.

63 comentários

  1. Margarete Ludovico diz:

    Paula, esta sua tortinha esta uma tentação. Combinação perfeita chocolate com castanha do pará.
    Adorei sua história da Paula Souza, vim de lá hoje, sorte que fui de metrô, caso contrário teria comprado um monte de coisa… Ah, mas fui na Rua Sta.Helena, perdição total na matéria de oleaginosas e temperos. Tem de tudo um pouco…Vale a pena dar uma passadinha lá. Bjs.

  2. Paula querida chará, que tal tentar colocar marca d’água? E como dizem…bem no meio da foto. Que chato isso, já ouvi algumas blogueiras se queixando também, tem gente que é folgada mesmo, não adianta viu, com certeza tem que se dar os créditos…bom sua tortinha maravilhosa, que delicia esse caramelo, vontade de comer puro hummmm….também fico comprando coisas que nem sei se vou usar, mas vamos guardando um dia quem sabe hehehe
    bjs
    Paula Pacheco

  3. Carol diz:

    Liga não amiga, a inveja mata!! E que loucura de tortinha é essa, jesus me abana…isso tá dos deuses!!! Eu definitivamente não posso ir na Paula Souza…..Meu marido detesta essa rua, vc deve imaginar o porque!!!! Bjs

  4. Olá Paula,

    Obrigada por fazer este alerta no seu blogue também.
    Estas situações são inadmissíveis e têm que poder ser combatidas de alguma forma.

    Custa muito ver o nosso trabalho retalhado por aí, sem quaisquer créditos!
    Não me parece que um site perca as sua visitas se referir a fonte das receitas e já não aguento aquelas pessoas que gostam tanto daquilo que fazemos e tão pouco delas próprias que preferem assumir uma outra identidade e assumir-se como autoras das nossas receitas do que tentarem melhorar o seu próprio trabalho e o seu amor-próprio.

    Deveriamos ter pena ou ignorar, mas apesar de tudo, não me parece bem deixar que estas situações se perpetuem…

    Entretanto vou enviar-lhe um email com algumas páginas que contém imensas dicas para a nossa luta.
    Sabia que também podemos fazer queixa ao google e às pessoas que pagam para ter publicidade nesses sites? 🙂

    Já sabe que conta comigo para o que der e vier! 🙂

    Quanto à sua receita, está digna de uma montra de pastelaria bem chique! 🙂
    Adorei a sua combinação de receitas! O resultado foi super original e capaz de estimular as papilas gustativas de qualquer um (sim…não é preciso provar para adivinhar o sabor dessas delícias, embora preferisse ter uma delas na minha boca do que no ecrã!).

    Chocolate, caramelo e frutos secos…que maravilha!:)

    Um beijo e até já,

    Leonor

  5. Carlota diz:

    Aí Paula…. esse seu post dava um comentário tão grande…. o vício de comprar coisinhas e mais coisinhas é um mal comum…. eu também estaria nessa sala 🙂 até já fiz um post sobre (in)utilidades, coisinhas lindas e tão úteis que usei…. uma vez :))

    Em relação às copias o que isso me choca não dá para explicar, eu infelizmente já tive que lidar com o Sr. Plágio na vida…. e continuo sem perceber o que se ganha com a cópia… porque? é uma pergunta para a qual não tenho resposta…

    Claro que suas tartes estão um show!!

    Beijinhos,
    Carlota

  6. Claudia diz:

    Paula,

    Linda tortas, amei. Um arraso…

    Sem querer ser corta lance, mas as reproduções são inevitáveis, faz parte do jogo da internet. Esses sites que você mencionou tem conteúdo meu também. Sabe que eu fui gerente de conteúdo da Agência da Folha de S.Paulo durante 8 anos e nunca consegui punir ninguém. Em relação ao jornal Gazeta, se um advogado ligar e ameaçar punir eles param diante da ameaça, por um tempo, e depois voltam…. É por isso que eles abusam. Ninguém pode ser punido até ser oficialmente avisado, e quando são eles parão de reproduzir e por aí a coisa vaí. Não se estresse não, as pessoas percebem a falta de qualidade e não dão atenção.

    Bj,

    C.

  7. Olá Paula! Obrigada por me visitar…Tbém gosto da Paula Souza e de algumas fontes diretas de importadores / fabricantes…semana passada fui a Gift Fair, uma enorme exposição de coisas lindas para se ter em casa! Sabe, crio todas as minhas receitas por gosto e não me preocupo em colocar a marca d’agua nas fotos…o plágio sempre existiu e vai existir, mas como disse a Leonor, é preciso tentar combater de alguma forma. Muito legal a sua iniciativa.
    Agora, a sua tortinha ficou incrível. Amo esse caramelo e já usei a base desta receita para criar calda de gengibre (para sorvete) e calda de coco (para torta).
    Estou em SP (www.acasinha.com.br)
    bjs

  8. Paula, querida, pois eu também fiquei enrolando para usar as minhas formas para tortinhas pela primeira vez, foram meses encostadas… 😀
    Não posso nem imaginar a delícia que as suas ficaram, caramelo com nuts e chocolate? I’m in. 😀

    Esse povinho fubá que usa material alheio sem dar crédito me dá um nojinho… É de uma baixaria infinita. Eu já pensei em colocar marca d’água em minhas fotos, mas acho que fica feio. Obrigada pelo post e pelo alerta.

    xx

  9. Dani diz:

    Paula, infelizmente esses acontecimentos desagradáveis continuarão acontecendo, tem muita gente sem criatividade por ai, e pior sem vergonha e encostados, não tem nem compentência de preparar algo seguindo uma receita, portanto roubar é a única saída que encontram para fazer algo na internet.

    Mas não deixe a peteca cair viu, espero que um dia essas pessoas sejam punidas legalmente, pois por todos nós blogueiros isso ja acontece sem muito esforço, não é à toa que um ja limpou o blog todo, será medo?!…rs

    Sobre sua compulsão, me enquadro nesse grupo, não resisto a comprinhas na Rua Paula Souza e também na Rua Santa Rosa, uma coisa sem explicação. Agora preciso voltar la atrás de forma de muffin.

    Essas suas tortinhas me deixaram com água na boca logo cedo, acredito que os amigos que foi visitar com certeza foram mais felizes depois de saborear essa receita.

    Bjs

  10. As fotos dão água na boca, a receita já tá copiada na minha pastinha. Agora, sobre os “larápios! da internet, nem sei o que dizer, mas penso que se não tem competência pra ter unm blog, não tenha, oras. O que não dá é sair por aí roubando o trabalho alheio.

    Beijos

    • thecookieshop diz:

      O pior pra mim nem são os blogs, são esses grandes portais que querem economizar $$ com seus próprios culinaristas e lucrar com o trabalho alheio.
      bj!

  11. Julie diz:

    Primeiro, preciso dizer que essa é minha primeira visita ao site e sim, fiquei completamente apaixonada. A dica foi do blog Chá das Panelas! Segundo, acho um absurdo essa coisa de clonagem virtual. Tento citar nas minhas postagens todas as influências que uso, até por uma questão de ética. E como boa advogada que serei em alguns meses, digo que tem que reclamar mesmo!!! Isso é propriedade imaterial sua! Não pode ser divulgada sem pelo menos um créditozinho, né?!
    Terceiro, eu não cozinho nada mas seu blog é tão lindo que me deixou morrendo de vontade de testar todas as receitinhas!!! beijocas =****

  12. Amanda diz:

    Paulinha!!
    Arrasando como sempre!!!!!!!!!! Ainda mais que sou uma fanatica por caramelo, coloco ele por tudo!!!!!
    também acho um abuso todas essas copias… afinal, todo mundo tira inspiraçao de algum lugar! é muito raro as pessoas criarem alguma coisa hoje em dia sem se basearem em livros ou em ensinamentos de grandes chefs… mas a gente reinventa né! Adiciona uma coisinha ali, tira outra dali.. e assim a gente da a nossa cara às sobremesas! Mas é obvio que o mais justo a fazer é dizer de onde tiramos essas ideias!
    quero ver o tatin ai!!!!!
    beijo grande!!!!

  13. Paula, que lindas tuas tortas ! E juntam 2 das coisas que eu mais adoro: chocolate e caramelo!!
    Quanto ao outro assunto, é uma pena mesmo. Eu até ja pensei em por a marca d’agua na foto mas estraga tudo nao?? Enfim, estamos de olho… Um beijo e boa semana!
    Flavia

  14. ANDREA N diz:

    Oi, estava procurando cupcakes para casamento e cheguei AQUI!!!! Estou encantada. É tudo perfeito e de altíssima qualidade. Amo cozinhar e não sei como não cheguei aqui antes.
    Parabéns por tudo, você tem um excelente gosto e muita criatividade.

  15. Gina diz:

    Paula, já encontrei diversas receitas minhas num blog, com marca d’água e tudo!!!
    Vim agradecer seu comentário nos biscoitos bicolores.
    Andei sumida das visitas nessa última semana, pois perdi meu pai e viajei às pressas. Amanhã publico umas linhas sobre isso.
    Bjs.

  16. Paula Lima diz:

    Oi Paula, que receita deliciosa! Acabei de voltar da Amazônia e tava procurando receitas com as especiárias de lá! Postei agora uma que encontrei no site da Vejinha que é um Pudim de Tapioca, mas essa sua de chocolate tem tudo a ver com o meu tema do Mês que é falar de chocolate. Posso postar lá no meu Blog???
    E olha, quanto a essa questão das clonagens, vc está certissima de condenar e denunciar! Conte com o meu apoio. Vou até fazer um alerta no meu blog também!
    Sucesso sempre Chará!
    Beijos,
    Paula

  17. Giseli diz:

    Paula, não sei se lembra de mim, sou a “namorada” do Felipe, seu primo! rs

    A Re me mostrou o blog e eu me apaixonei por ele!
    As unicas coisas que sei cozinhar, dependem do tamanho da minha fome(gula), pq com fome, a imaginação vai longeee!!!rsrs

    Parabéns, o blog é fantástico!

    Super beijo p vc e p Heleninha!
    A Re disse que ela é EN-CAN-TA-DO-RA! 🙂

  18. Vitor Hugo diz:

    Olá Paula! Posso entrar no “consumidor compulsiv de utensílios de cozinha” também? Pior para mim é a Central… perco fácil horas lá, heheheh 😛

    Estamos no mesmo time, sempre referencio nas receitas caso tenha sido inspirada, adaptada e afins. O que custa, não? É educado, respeitoso e além do bom senso. Da mesma maneira que queremos ser creditados de volta, temos que dar o exemplo!

    p.s.: cheguei aqui pela Pat Scarpin 🙂
    p.s.: agora realizei, já conhecia o seu blog! Mas a versão em inglês :O, não sabia que tinha em português. Nossa, hahahaahh 🙂

  19. Manu diz:

    Oie !! Acabei de achar se blog e estou adorando as receitas !! Ainda não fiz nenhuma, mas lendo as receitas e vendo as fotos dá pra imaginar que são realmente gostosas. Eu sempre adorei cozinhar e tem sido minha terapida desde o avc da minha mãe. Ela ficou com várias sequelas e estou tentando devolver a vontade dela de cozinhar que ela tinha antes. Como estou desempregada no momento, estava pensando em fazer algumas receitas pra vender, ver se ganho um dinheiro extra, já que minhas reservas estão acabando. Não sei se vc faz pra vender ou apenas por gostar de culinária, mas depois de todo esse rodeio queria pedir era uma ajuda de como calcular preços de tortas de base de biscoito para vender.Sempre recebi elogios das que fazia então pq não tentar vender? Sinceramente.. não tenho a menor idéia de quanto cobrar e aonde oferecer. Se vc pudesse me ajudar, ficaria muito grata !!

  20. Pingback: Bolinho arco-íris « Caderno de Receitas

  21. Stella diz:

    Oi Paula,
    Como sempre o seu trabalho é lindo. Vou fazer uma festa e queria servir esse bolinho pois achei muito lindo. Vc postou 2 fotos, sendo que numa delas o bolo é quadradinho, pequeninho
    Como vc fez isso, que forma usou?
    obrigada

      • thecookieshop diz:

        Oi Stella,
        Não são bolinhos, são tortinhas, a massa é durinha e crocante e o recheio cremoso. As forminhas quadradas são para pão de mel, com fundo removível.

        bj.

  22. Stella diz:

    oi paula,
    amei o sabor da tortinha … divino. Mas a minha massa não fiou nem um pouco frágil, pelo contrário, ficou até meio durinha. O que pode ter acontecido, aonde eu errei?

    • thecookieshop diz:

      Oi Stella – essa torta é invenção minha, só a receita da massa é da Dorie – procura lá chocolate tart dough, eu acho.
      Se a sua massa ficou meio durinha provavelmente é porque foi trabalhada em excesso, não pode ficar amassando muito senão endurece mesmo.
      E só dá certo com manteiga de verdade, margarina, margarina light, etc, não rola!

      bj

      • Stella diz:

        Oi Paula
        Acho que foi esse o erro mesmo pois nem água eu precisei colocar. Pulsar no processador não deu muito certo … acho que pulsei demais. Pela descrição que vc faz, tava indo tudo muito certo até a entrada da manteiga ( coloquei congelada) . A impressão “farofa” foi embora, Com a entrada da gema então aí virou uma massa normal, nada farofenta ! Vc acha que se eu fizer na mão pode dar mais certo, tipo usando as pontas dos dedos? obrigada

      • Maria Joyce diz:

        Oi Joyce,
        Agora que eu vi que vc me escreveu .. conseguiu resolver? Eu fiz a receita na mão e coloquei um porquinho menos de manteiga. Deu certo!
        Se vc consguiu de uma outra forma, me passa ok.
        Beijinhos

Deixe um comentário