É pavê ou pa comê? – Bolo de Cookie para o nosso segundo aniversário

Pela falta de posts por aqui já dá pra perceber que a coisa aqui está bombando de trabalho, né? Tanto que não deu nem pra comemorar direito o segundo aniversário deste espaço que tantas coisas incríveis tem trazido.

Pois é, fizemos dois anos juntos, eu e o blog, e tanta coisa mudou na minha vida – o que era só uma tentativa de ganhar uma graninha numa hora de vacas magras virou mesmo minha profissão, e agora eu digo de boca cheia que sou uma doceira. Dando cursos e tudo! 🙂

Então é hora de dar uma paradinha e agradecer a quem dispõe do seu tempo para vir aqui ler meu bla bla blá, ou só ver as fotos, ou ainda os que confiam em mim e  se jogam nas receitas sem medo de serem felizes. Muito obrigada, minhazamiga!

E, para comemorar, resolvi enfiar os dois pés na jaca e fazer esse bolo de cookies que saiu na revista MS Living de Julho. Não sei se vocês conhecem a minha profunda aversão a pavê (DETESTO), mas este é um pavê diferente, sem bolachas encharcadas ou cremes estranhos – somente deliciosos cookies caseiros intercalados com um MARAVILHOSO creme de mascarpone. E mais umas raspinhas de chocolate por cima que ninguém é de ferro.

Bolo de Cookies (ligeiramente adaptado da revista MS Living de Julho/ 2011)

Para os cookies:

  • 2 1/4 xic. farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 200g de manteiga sem sal em temp. ambiente
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 1/4 xícara de açúcar refinado
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 2 xícaras de chocolate meio amargo picado em cubinhos ou gotas de chocolate

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes com papel menteiga e reserve.

Numa tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal.

Bata na batedeira a manteiga, os açúcares, a baunilha até virar um creme fofo. Junte os ovos um a um, batendo bem até ficar cremoso.

Junte a mistura de farinha e bata em velocidade baixa somente até a farinha sumir na mistura. Junte o chocolate e misture bem

Com a ajuda de uma colher de sopa, distribua bolinhas na assadeira com pelo menos uns 4 dedos de distância entre elas Tente fazer os cookies bem pequenos, senão não serão suficientes para fazer o bolo). Asse por aproximadamente 15 minutos, até dourarem ligeiramente. Deixe esfriar sobre uma grade.

Para o creme:

  • 4 xícaras de creme de leite fresco gelado
  • 240g de queijo mascarpone gelado
  • 8 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
  • gotas de extrato ou essência de baunilha

Na batedeira em velocidade média, bata 3 xícaras do creme de leite com o mascarpone até obter picos moles. Junte 6 colheres do açúcar (ou menos se preferir) e bata mais um pouco até virar um creme com picos médios – não bata demais.

No prato de servir, coloque um pouquinho do creme só para prender a primeira camada dos cookies – na revista está indicado para formar um circulo com 9 cookies e 2 no centro – eu acabei fazendo eles meio grandes, então fiz com 6 cookies e 1 no centro.

Com cuidado, espalhe mais ou menos 1 xícara do creme de mascarpone sobre os cookies. Cubra com mais um círculo de cookies com 1 ou dois no centro e repita até ficarem 7 camadas (o meu ficou com 6 porque o pessoal aqui de casa comeu os cookies antes da hora, sacumé). Cubra com um plástico sem apertar e deixe na geladeira de um dia pro outro – os cookies vão ficar macios pois vão absorver a umidade do creme.

Na hora de servir, bata o restante do creme de leite com o restante do açúcar e espalhe sobre o bolo. Decore com raspas de chocolate.

46 comentários

  1. Parabéns pelos 2 anos do blog! Sempre estou por aqui acompanhando!! Achei lindo este pavê, bem como todas as coisas deliciosas que vc prepara aqui! Que o blog e seu negócio façam muito sucesso e tenhas muitos anos de vida !! Sempre tive o sonho de trabalhar com comida mas por enquanto fica só “no ensaio” com meu blog…rsrs Beijos! Tereza

  2. Silvia Bessa diz:

    O bolo, como sempre, me deixou com água na boca, minha cara. Mas, dessa vez, escrevo pra deixar meu abraço caloroso (como o Recife nesta tarde de segunda-feira) e meus parabéns pelo aniversário do blog. Hj tb escrevo bem menos do que há um ano, quando conheci o Thecookieshop, mas continuo acompanhando cada medida de açúcar. E adorando tudo. Devo comentar ainda o se tornou o Thecookieshop pra mim (e faço da confidência meu pequeno mimo de aniversário pra vc, ok?!). Talvez vc nem saiba, moça, mas a delicadeza dos seus posts e doces em tantas vezes me ajudaram a sair da cama quando acabara de perder Anaís, minha filhinha. Então, então…pra mim, os seus doces e o blog têm um sabor super especial. De lembranças boas ou de vida renovada. Que venham mais…Desejo sucesso pra vc e pra o blog, viu!? Nos encontramos por aqui, como sempre – Silvia Bessa

  3. Ana Maria diz:

    Lindo demais….. Com certeza farei a receita p/ o final de semana. Vou tentar encontrrar o mascarpone por aki pq não vejo p/ vender…
    Depois falo como ficou…
    Adoro seu blog… As receitas são deliciosas, diferentes e sempre lindas…..

  4. mayra diz:

    Que lindo! Que delícia! Se eu já estava morrendo de vontade só de ver a foto, agora tô babando de desejo!

    Parabéns, querida!
    Espero que venham muitas, muitas encomendas, anos de blog e receitas deliciosas!

  5. Paula, parabéns! Você merece, e muito 🙂
    Eu fiquei pensando se este bolo era passível de ser cortado sem desmontar e… veio a foto rsrsrs! Incrível! Adorei! Agora fiquei na dúvida se quero este ou o do porquinho plameirense pro meu aniversário. Bjs!

  6. Maria Pia diz:

    Amiga, também vim aqui dar os parabéns pelo seu blog!!! Te acompanho há tanto tempo, nem imaginava que hoje seríamos amigas e parceiras de trabalho! Maior orgulho, sou sua fã! 😀
    E o pavê estava delicioso! Perfeito pra uma tardinha como a de hoje!
    Long live The Cookie Shop!
    Beijo!!

  7. Laura Oliveira diz:

    Paulinha, boa Noite.

    PARABENS pelo Blog!
    Adorei o curso de Biscoitos decorados,sinto muita falta da tarde gostosa confeitando biscoitos.
    Não testei ainda o ponto do Glacê, mas te mando noticias.
    Beijos Grandes.

  8. Ana diz:

    Parabéns pelos 2 anos de blog!!!!
    Menina, você disse que agora pode se considerar uma doceira. Ahh, você é mais que uma doceira, é uma artista hahahahha
    Suas postagens me inspiram muito, e um dia eu quero chegar onde você chegou, também quero dizer de boca cheia que sou uma doceira hahahaha
    Obrigada por adoçar e inspirar as nossas vidas 🙂
    Beijos!

  9. Parabéns, querida! (eu achava que era mais tempo, hein? Tô gagá?)
    Eu adoro vir aqui e amei te conhecer pessoalmente. Vc é mais doce (e engraçada, divertida, boa gente) do que os teus docinhos que vejo aqui, se é que isso é possível. Aquele teu bolo de maçã habita os meus sonhos até hoje. 😉
    Eu tb tetesto pavê, acredita? Mas esse aí eu devorava todinho.
    xx

  10. Lume Brando diz:

    Parabéns! Eu raramente comento mas venho muitas vezes aqui espreitar o seu excelente trabalho.
    O bolo ficou lindo e é muito original! Qual o diâmetro com que ficaram as bolachas?
    Bjs e continue a inspirar-nos com o seu talento por muitos mais anos!
    Um beijo
    Teresa

  11. Luis diz:

    Fiz a receita ontem. Errei na montagem: ele ficou em um formato mais cônico, afinando na parte de cima… Mas putz, ele é ótimo no sabor e na mistura de texturas. Agora você vai ter que se entender com minha mulher, que quer saber quem é a culpada pela destruição do regime dela. rs
    Parabéns pelo blog, nunca comento mas estou sempre acompanhando.

  12. Débora diz:

    Olá….desde já parabéns pelo blog,que eu pessoalmente acho uma maravilha,só ainda não consegui experimentar todas estas fabulosas receitas por não ter tempo,mas estou ansiosa… hoje vou fazer este bolo de cookie,mas estou com umas dúvidas quanto às gramas de chocolate, você diz “2 xícaras de chocolate”, mas quantas gramas equivale isso? e quantos cookies cozinhou no total? Obrigado por disponibilizar tudo isto e agradeço uma resposta 🙂 Beijinhos e boa continuação**

  13. carol diz:

    Oi,parabéns pelo blog e pelo seu dom na culinaria! Sempre vejo as novidades e adoro todas.
    como é consistência do creme? tem como cobrir um bolo?
    beijosss

  14. Claudia diz:

    uau…. só vi este post agora. realmente são os 2 pés mais as 2 mãos na jaca! mas com muito (mais muito) glamour e estilo! parabéns pelos 2 anos de blog. quem acompanha também saiu ganhando muito! parabéns! bjo

  15. Pingback: Na cozinha: Chocolate chip cookies

  16. Ana Beatriz diz:

    Adorei a apresentação e deve ser muuuuuuuuuuuuuuito bom, mas tem como substituir o marcarpone aqui em uberaba mg é dificil encontrar e quando encontra é muito caro.
    Parabens pelos 2 anos.
    ana Beatriz

  17. anitamaxb diz:

    gostei da sua receita de cookies. é tão dificil achar receitas que usem 200g de manteiga, sempre querem mais ou menos. e eu prefiro as que levam 200g pois é a quantidade exata da emabalgem. Só achei muito acucar, não fica muito doce?

  18. sueli diz:

    eu vi esse bolo no programa Os melhores bolos da America com chef James Martin que sai de carro a viajar e adorei o bolo. Eu achava que nao ia encontra a receita em portugues, mas adorei encontrar, vou fazer e depois conto se fiou bom. Obrigada

Deixe um comentário

