Meu lado cafona – barrinhas de limão cravo

Ontem de manhã fui entregar um bolo aqui próximo de casa e vi a Rita Cadillac passeando na rua com seus cachorros.

“E daí? “, me pergunta você. Daí que eu tenho uma confissão a fazer. Estão preparados? Então, segura Berenice: eu sou tiete de celebridades, digamos, populares.

Me coloca um Caetano Veloso, um Paulinho da Viola, uma Fernanda Montenegro na frente que eu nem ligo, mas se um dia eu encontro o Silvio Santos gente, vocês vão ter que me segurar, porque eu vou tirar foto, abraçar e pedir autógrafo.

Não sei como explicar essa admiração, mas acho que vem da infância, daquelas tardes felizes de domingo assistindo Qual é a Música, Chacrinha e Bolinha, com sua eterna e inesquecível Bolete séria, a dançarina que nunca ria. Minha mãe, que era muito PHYNA, desligava a TV, tentava desviar a minha atenção, mas era só ela distrair que lá estava eu de novo, admirando os jurados do Show de Calouros, e rindo a valer da Aracy de Almeida detonando os pobres candidatos a cantor.

E até hoje, quando vejo alguém com a roupa muito larga, lembro daquela brincadeira do Domingo no Parque que as crianças enchiam a roupa de bexigas e o Silvio ia estourando com um alfinete.

Bom, era isso gente, eu precisava desabafar esse meu lado cafona. Agora me sinto bem melhor e podemos falar de novo sobre receitas.

Barrinhas de Limão Cravo (adaptado das barrinhas super azedinhas de limão e limão siciliano da Pat Scarpin) – rende 16 pedaços

Um conselho: se você gosta de sabores azedinhos, FAÇA. Usei uns limões cravo (aqueles cor de laranja, super perfumados) que vieram de um sítio, e o sabor ficou especial – aliás, os limões cravo passaram o limão siciliano na minha escala limonística e agora são os meus preferidos. Dá pra encontrar fácil em bons supermercados e hortifrutis.

Ingredientes para a base de biscoito

½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
¼ xícara de açúcar refinado
¾ colher de chá de extrato de baunilha
¼ colher de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo

Para a cobertura de limão
1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar refinado
3 colheres  de sopa  de farinha de trigo
3 ovos
raspas da casca de 2 limões cravo (ou 1 limão tahiti e 1 siciliano)
1/2 xícara de suco de limão cravo coado
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre com papel alumínio, deixando uma sobra para fora da forma, como se fossem alças – elas ajudam na hora de desenformar. Unte com manteiga o papel no fundo e nas laterais.

Para a massa:

Em uma tigela, misture a manteiga derretida fria com o açúcar, a baunilha e o sal. Junte a farinha e misture bem – você vai obter uma massinha um pouco mole e oleosa. Passe essa massa para a assadeira preparada e pressione, deixando uniforme e preenchendo toda a superfície.

Pressione esta massa na forma preparada de maneira homogênea, preenchendo todos os cantinhos. Asse por 25 a30 minutos ou até a base assar totalmente, e estar dourada nas bordas.
Para a cobertura:

Enquanto a massa está assando, misture numa tigela média a farinha e o açúcar. Junte os ovos e misture bem. Junte as raspas e o suco de limão.

Quando a base estiver pronta, reduza o forno para 150°C. Derrame a mistura de ovos e limão sobre a massa, sem tirar a forma do forno. Asse por mais 25 minutos ou até firmar e não balançar no centro.
Deixe esfriar sobre uma grade e retire da forma com a ajuda das alças de papel alumínio. Corte os quadrados sobre uma tábua, com uma faca bem afiada, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

Se sobrar (o que eu duvido) guarde em geladeira, em recipiente tampado.

38 comentários

  1. marina maria diz:

    Eu sou fã demais é do Sidney Magal, sabe. E também de coisas bem azedas, por sinal. Esse limão cravo é o mesmo do limão capeta? Se for, deve ser azedo mesmo hein! Delícia!

  2. Julia Guedes diz:

    hummm, eu sou louca por azedinhos e sempre quis fazer essa receita da Patrícia, agora você só me deixou com mais vontade!

    eu nunca tinha ouvido falar do tal do limão cravo e qual não foi minha surpresa que é o delicioso limão rosa do quintal do meu pai! quando eu era mais nova eu não gostava tanto dele, mas nos últimos anos gosto cada vez mais – mas o meu limão preferido ainda é o galego, tão pequenininho e tão potente! 🙂

  3. marina maria diz:

    Paula, fui pesquisar sobre o tal limão e é o mesmo que chamamos de capeta aqui em BH! Outros nomes: galego, limão-cavalo, cravinho, limão-bode, limão-rosa, china, vinagre… Interessante, né?

    Beijo!

  4. Ana Franco diz:

    Não conta pra ninguém, mas qdo eu tinha uns 8 anos era apaixonada (tipo sonhava em casar e ter filhos) pelo Wanderley Cardoso!! hahahahah

    Limão cravo é vida! Só uso ele pra fazer ceviche e na caipirinha com um toque de rapadura fica diliça!!

  5. Oi Paula!Que delicia essas barrinhas de limão!! Adoro sabores azedinhos e elas devem ficar deliciosas! Fiz umas receitas suas e como sempre, nota 10! Parabéns !! E quanto ao lado cafona, eu tb amava Show de calouros e tinha loucura para encontrar Silvio Santos e etc…Eu adorava assistir “Carrossel” no SBT (mas é segredo esta confissão viu?!) hahaha 😀 Beijos Tereza

  6. Paula,

    Nem te falo o quanto me identifiquei no seu texto… Ah, o show de calouros! Mas o meu predileto era o “Qual é a Música”… brega até os ossos!

    Mas o seu post me deixou traumatizada, pois já não consigo mais olhar para o coitadinho do limão cravo (que eu adoro de paixão, principalmente se tiver um salzinho em cima… humm) sem pensar no lado brega da vida!

  7. Laély diz:

    Adorei conhecer seu lado cafona!
    Somos contemporâneas e ainda lembro do antigo programa de calouros do SS. Pra mim, ainda é o melhor apresentador da TV brasileira, apesar das mancadas! rs
    Rita é Rita, sem comparações! Pelo menos é a original.
    Faço uma torta de limão muito apreciada pela família e amei esta receita! Vai para minha lista de prioridades.
    Abraço!

  8. Essa sua receita veio bem a calhar, pois também estou com limões perfumados que vieram do Sítio. Até Pink Lemonade já inventei com eles.

    Gosto dos sicilianos, mas quando o cravo esta na alta produtividade eles sempre ganham meu paladar.

  9. Juliana diz:

    Mas e ai ? vc pediu autografo ou nao? Eu era vizinha do Silvio Santos….e ele sempre uma simpatia…..amei a pagina como sempre alegre, divertida e deliciosa xxxx felicidades para vc e toda familia

  10. Isabella R. diz:

    Aqui na minha cidade não encontrei limoēs sicilianos, por isso já estava desistindo de fazer, até que achei esta receita. Eu até dobrei ela, todo mundo amou. Não sobrou um pedacinho sequer para contar a história (você tinha razão haha). Usei limões fresquinhos, recém colhidos da horta de meu Avô. Parabéns.

  11. Maira Magalhães diz:

    Olá, já sou fã do seu site e das suas receitas há um bom tempo mas nunca me pronunciei. Acho o blog ótimo, pois a sua narrativa é super convidativa e as receitas são huuuuuum. Bom, nessa receita que eu li e de cara pensei: Vou fazer hoje!!!, só tenho uma perguntinha. Se eu não achar o limão cravo, posso fazer com o tahiti ou o siciliano??
    Beijooos e mais sucesso!!

  12. juciele diz:

    vou te contar uma coisa…lembrança de infância. Na minha casa tinha um pé de limão vinagre…dai um tempo o pé deu muuuuito limão, e não demos conta…amadureceram…pareciam mexericas. meu pai tirou os q estavam bonitos, partiu em 4 e cozinhou a casca…como se fosse doce de laranja cristalizado…ficou umas tirinhas, meio doce, meio azeda…e virou a sensação das visitas…rs….

  13. Stefânia diz:

    OI Paula! Tudo bem?

    Bom, as barrinhas já estão com recheio no forno…o aroma é magnífico! Aproveitei que estou na casa da minha sogra (e aqui tem um pé de limão cravo…morri!) e corri para a cozinha para provar sua receitinha.

    Beijos de quem adora Sandy & Júnior!

  14. Pingback: Barrinhas de limão | BOLO DE BOLO

  15. Pingback: lemon bars « gingered pear

  16. Pingback: lemon bars « gingered pear

  17. Pingback: lamb chops with summer salad « gingered pear

  18. Renate diz:

    Boa noite

    Acabei de fazer e as barrinhas são deliciosas! xD A massa ficou um pouco mais tostada e escura, mas na próxima vez deixo menos tempo no forno. Muito obrigada pela receita!

  19. Pingback: Barrinhas de limão siciliano |

  20. Fiz ontem a barrinha de limão, com limões cravo da horta da minha vó 😀
    A massinha ficou boa, mas o creme ficou azedinho demais. É assim mesmo? Parece que o limão cravo deu um gosto amargo… o seu fica assim?

    Minha mãe faz uma barrinha com limão tahiti, do livro de receita da Delícia. Conhece? É boa também =)

    Obrigada e parabéns pelo sucesso.

  21. Pingback: Barrinhas de limão siciliano

  22. Pingback: Barrinhas de limão – sala da la

  23. Pingback: Barrinhas de limão siciliano - Como fazer barrinhas de limão siciliano

Deixe um comentário