Do caderninho da mamãe – Bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o legítimo

Estou com a foto desse bolo guardada faz um tempão, pensando se postava ou não postava a receita de bolo de cenoura da minha mãe. Porque né, nunca vi um caderno de receitas que não tivesse pelo menos uma versão desse bolinho tão comum, mas tão gostoso.

Daí, conversando com a minha amiga Lara, ela me conta que fez uma pesquisa pro trabalho e adivinha qual é a receita mais procurada no Google, minha gente? Sim, o famigerado bolo de cenoura. Quem diria, hein?

Pois é, não é todo mundo que tem um caderninho de mãe com essas receitas-conforto (eu sei que sou sortuda!).

Esse bolinho da mamãe é super fácil de fazer, bem econômico e bem tradicional, o legítimo bolo de cenoura com aquela cobertura de chocolate que açucara e fica molhadinha/crocante.

Se você não tem um caderninho de receitas de família, vai já na papelaria, compra um novinho, e pode começar o seu anotando essa receita, que é pra vida toda e pra deixar pros descendentes.

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

  • 2 cenouras grandes descascadas e cortadas em rodelas
  • 1 xícara de óleo
  • 2 ovos
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • raspas de 1 limão

Para a Cobertura:

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de leite

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte  e polvilhe com farinha de trigo uma forma pequena de buraco no meio, ou uma assadeira retangular de 20 X 30cm.

Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal.Reserve.

Bata no liquidificador a cenoura, os ovos, o óleo e o çúcar até não sobrar nenhum pedacinho de cenoura.

Junte esse creme à mistura de farinha de trigo reservada e misture muito bem com uma espátula ou fuet, até ficam bem homogêneo. Junte as raspas de limão. Não bata tudo no liquidicador em hipótese alguma – é aí que os bolos de cenoura costumam dar errado: o liquidificador superaquece com a massa pesada e o fermendo perde o efeito, fazendo o bolo solar.

Passe a massa para a forma preparada e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos (na assadeira retangular vai mais rápido, uns 25 minutos. Na forma de buraco demora mais, uns 35 – 40 minutos). Faça o teste do palito, se sair seco está pronto.

Se for desenformar, deixe o bolo amornar por uns 30 minutos.

Prepare a cobertura com o bolo já assado:

Junte todos ps ingredientes numa panela pequena. Leve ao fogo até ferver, mexendo sempre – deixe fervendo por um minutinho e utilize imediatamente, despejando sobre o bolo morno.

Minha mãe dava umas furadinhas no bolo com um garfo, pra caldinha penetrar mais – eu respeito a sabedoria e faço igual.

30 comentários

  1. Anônimo diz:

    que surpresa e que coincidência! minha receita é igualzinha! e adivinha: acabei de tirar uma do forno!!!! =)
    aqui só não pode a calda de chocolate porque o respectivo prefere o bolinho puro, mas é uma delícia de qualquer jeito!

  2. Keila diz:

    Ahh como eu adoro um bolo de cenoura com essa calda maraa!! A receita da minha mãe e quase idêntica, e os furinhos para a calda entrar também faz parte dos procedimentos dela.. e eu adoro! Um beijo e obrigada por partilhar esta preciosidade!

  3. Mary diz:

    A dica de nao bater no liquidificador no final eh de genio (desconsidere a falta de acentos, escrevo de um laptop que nao fala nossa lingua…..). Posso fazer cupcakes com essa receita?
    Mary

  4. Paula,querida!Tudo bem,e os cursos…..deve estar na correria.
    Mudou de ap tbém?Quanta novidade.Coisa boa.
    A receita é idêntica à minha,naquele primeiro caderno( lembra da história) do primeiro sutiã!ene êh.Mas tenho uma cobertura diferente(para quem não curte chocolate).Coloca numa panela ,1lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga s/ sal,deixa levantar fervura, desliga, verte sobre o bolo ainda quente, e salpica coco ralado médio, cubrindo todo o bolo, espera esfriar e corta.Com esse friozinho…..é tudo de bom!
    Paula,desejo todo sucesso do mundo para você! Bjão

  5. Fernanda Antunes diz:

    No fim do ano passado eu estava procurando por receitas de cupcake e encontrei o seu blog. Pronto, paixão a 1ª vista! Como o blog já existia há um tempinho, passei um bom período envolvida por suas receitas! Já testei várias, todas com sucesso, inclusive dei de presente as mamães da minha família os caramelos maravilhosos neste dia das mães! Agora que já li tudo, fico aguardando ansiosa por novas publicações! Bolo de cenoura é infalível mesmo, acho que ele concorre com o brigadeiro no quesito preferência brasuca! Minha irmã me ensinou a cozinhar a cenoura antes de batê-la no liquidificador. A massa fica bem levinha e o bolo cresce que é uma beleza, sem alteração de sabor. A propósito, sei que sua vida deve ser super hiper corrida, mas um livro publicado por você seria um sonho de consumo para mim! Adoro suas fotos, a forma como você adapta as receitas dos chefs internacionais e principalmente como você explica claramente aqueles detalhes mega importantes que as receitas por aí simplesmente adoram ignorar, gerando os famosos ” buracos negros” que fazem todo o nosso esforço desandar, rsrsrs! Se um dia rolar o livrinho, avisa que vou correndo comprar! Um beijo e tudo de bom pra você!

  6. Anônimo diz:

    Que delícia!!! fiz esse bolo ontem, e hj já não tem mais nada rs tem essa receita em um dos cadernos de receita da minha mãe, e com certeza não pode faltar o furinho no bolo para a calda penetrar e ficar ainda mais irresistível!! Parabéns pelas receitas, tento sempre que possível fazê-las!! bjo

  7. Priscila Cristina diz:

    Noooooossa amei essa receita!!!!! Não há coisa melhor do que um bolinho de cenoura com caldinha de chocolate no fim da tarde, minha família amou e já estão pedindo outro!!!!! O cheirinho de limão misturado com o da cenoura é perfeitooooo!!!!! Estou encantada com esse bolo, parabéns pelo seu blog, sou sua fã!!!!!!!! Milhões de beijos e abraços apertados!!!!!!!! 🙂

  8. Wanessa Rejane diz:

    Que delícia, fiz e amei, na verdade amo bolo de cenoura, mas todos que fazia não ficava como esse, macio e um gostinho de limão delicioso…e a calda de chocolate? hummmmmm!! Parabéns, estou virando frequentadora assídua do seu blog e morro de vontade de fazer todas as receitas postadas!!

  9. Erika Frossard Bastos diz:

    Paula, vc é uma querida! Esses dias minha ajudante fez um aqui em casa, mas não curti! Vou testar esse, certamente! Bolo de cenoura tem muito gosto de infância!!

  10. Erika diz:

    Muito bom! Não é igual o da minha mãe, nem da minha avó (levam mais cenoura e ovos), mas segue, exatamente, a minha fórmula pra fazer bolos 😛 só fiz a calda um pouco diferente (= mamãe): 4 colheres de açúcar, 1,5 de cacau, 1 de manteiga e 1 de água (nunca tem leite aqui em casa hehehe) e, claro, assei na forminha de furo no meio, pro bolo ficar bem alto 🙂 adoro seu blog :**

  11. Camila diz:

    Acabei de conhecer seu blog, testei a receita e….. Foi o melhor bolo de cenoura que já fiz na vida!! Fica muito fofinho! Só não tinha as raspas de limão aqui em casa, então fica pra próxima. Adorei mesmo! Beijos e obrigada por compartilhar!

  12. maria fernanda diz:

    Fiz a receita, e ficou muito bom! Eu nao sou boa de cozinha, e meus utlimos bolos nao foram muito felizes, mas este deu certo e fiquei muito feliz! 🙂

  13. raphaela diz:

    Muitoooo obrigada pela receita! Ficou uma delicia. Mas invez da calda ser de chocolate eu fiz uma calda de açucar com uma pitada de limão(invez de agua coloquei leita na calda assim ela fica branquinha) ficou mt mt bom e combinou com o bolo

  14. HAFURA A. USSIANA TOMAS diz:

    Eu na verdade fazia o meu bolo de cenoura ligeiramente diferente. Eu ralo a cenoura e misturo num bolo amanteirado . Mas também fica muito bom. Mas essa vou fazer. Gostei da receita. Obrigada

Deixe um comentário