Voltando à rotina – bolo de coco com curd de limão e merengue tostado

bolo de coco e limão

Semana passada recomeçaram as aulas da pequena, que agora está com 5 anos. Uma moça.

Escola nova, agora bem maior que a anterior, e toda uma ansiedade envolvida – passamos as férias conversando sobre essa mudança, eu meio tentando convencer de que seria incrível, que ela faria muitos amigos novos, que agora ela iria aprender a ler olha que legal, etc e tal.

Mas olha, eu acho que quem estava morrendo de medo era eu.

Arrumamos juntas o material e a mochila, preparei um lanchinho especial com um delicioso pedaço de bolo e coloquei uns coraçõezinhos de papel vermelho na lancheira, só pra ela lembrar que mamãe estava com ela nessa roubada aventura, mesmo que de longe.

Chegamos na escola, fui com ela até a porta da sala ligada em modo apocalipse, preparada para tudo – um pouco de manha, alguma timidez ou até mesmo um clássico escândalo desesperado. Só não estava preparada para o que realmente aconteceu: um tchau mãe, oi professora e foi brincar. Sem nem olhar pra trás.

E como toda mãe é meio biruta, quem acabou indo embora chorando fui eu, e rindo também, passada e beige com a maturidade da criança. (Quem quiser causar uma ÓTIMA primeira impressão na escola dos filhos pode vir fazer umas aulas comigo, só que não)

Na volta da escola perguntei se ela tinha encontrado os coraçõezinhos de papel na lancheira.

RESPOSTA: Encontrei mãe, mas na lancheira é pra pôr LAN-CHE, e não papel, dã (rolar de olhos).

FIM.

Bolo de coco com recheio de curd de limão siciliano e cobertura de merengue tostado (rende 1 bolo de 20cm de diâmetro, cerca de 20 fatias)

A massa desse bolo é bem delicada, deliciosa sozinha, mas ganha outra dimensão com o azedinho do limão e a cobertura de merengue. O recheio deve ser preparado com um dia antes de montar o bolo, para ficar mais firme.

Ingredientes da massa:

  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de coco ralado industralizado
  • 150g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 1/2 de açúcar refinado
  • 2 ovos grandes mais 2 claras (reserve as gemas para o recheio)
  • 3/4 xícara de leite de coco

Ingredientes do recheio:

  • raspas de 2 limões sicilianos
  • suco de 6 limões sicilianos
  • 1 colher de chá de gelatina em pó incolor sem sabor
  • 1 3/4 xícara de açúcar refinado
  • 1 pitadinha de sal
  • 4 ovos grandes
  • 6 gemas grandes (reserve 2 claras para a massa do bolo e 4 claras para a cobertura)
  • 120g de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos

Ingredientes da cobertura:

  • 4 claras grandes
  • 1 1/3 xícara de açúcar refinado
  • gotinhas de extrato ou essência de baunilha

Comece preparando o recheio: numa tigelinha pequena, separe uma colher de sopa do suco de limão e polvilhe a gelatina sobre o suco para hidratar.

Numa panela de fundo grosso, junte o suco de limão, o açúcar e o sal. Deixe aquecer em fogo baixo, sem ferver, até dissolver o açúcar. Reserve até amornar.

Numa tigela média, misture os ovos e as gemas. Passe essa mistura para a panela com o suco de limão e leve ao fogo médio-baixo até engrossar e virar um creme parecido com mingau, mexendo sempre com um fuet ou espátula de silicone, tomando cuidado para não ferver. Essa mistura não deve ficar com nenhum gosto de ovo, se ficar é porque precisa cozinhar mais um pouco.

Retire do fogo e misture a gelatina previamente hidratada até dissolver completamente. Junte os pedacinhos de manteiga gelada, um a um, e misture até ficar homogêneo.

Passe tudo por uma peneira e cubra com plástico filme aderido à superfície do creme. Deixe esfriar e leve à geladeira até o dia seguinte.

Prepare a massa do bolo: Unte duas formas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Aqueça o forno a 180 graus.

Numa tigela média, peneire a farinha de trigo e o fermento juntos. Misture o coco ralado. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo. Junte os ovos um a um e por fim as claras, batendo bem a cada adição.

Adicione a mistura de farinha de trigo, intercalando com o leite de coco, e bata até ficar homogêneo.

Divida a massa entre as formas preparadas e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até passar no teste do palito. Deixe amornar e desenforme.Espere esfriar completamente para rechear

Montagem:

Com uma faca de serra grande, corte os dois bolos ao meio. Coloque uma das camadas no prato de servir e espalhe um terço do recheio de limão. Cubra com a próxima camada e assim por diante: você vai ter um bolo com 4 camadas de massa e 3 de recheio.

Prepare a cobertura depois que o bolo estiver montado:

Numa tigela resistente ao calor, misture as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até a mistura esquentar bem e o açúcar dissolver completamente – se tiver um termômetro de caldas, a temperatura ideal é 71 graus celsius.

Leve a mistura quente à batedeira e bata em velocidade alta até a mistura amornar, ficar branquinha e bem fofa, formando picos firmes – mais ou menos 7 minutos. Junte a baunilha e bata para misturar.

Espalhe imediatamente sobre o bolo.

Este passo é opcional: Com a ajuda de um maçarico culinário, toste o merengue a gosto.

Como a cobertura de merengue não é muito estável, o bolo deve ser consumido no mesmo dia em que foi coberto.

bolo coco e limão fatia

25 comentários

  1. Simone diz:

    Adoro curd de limão, mas nunca pensei em combinar com coco, vou testar com certeza!!
    Eu me identifiquei completamente com você, tenho um garotão de 4 anos que é independente como sua filha e eu a chorona! :))
    Beijo

  2. Paula,

    Há muitos anos minha mãe passou por uma cena exatamente como a que vc descreveu quando foi deixar meu irmão no primeiro dia de aula no “parquinho”. Só que ela ficou chorando com a cabeça encostada no muro, tentando olhar pelo vão do portão… um mico só! Coisas de mãe! Li sua história e vi minha mãe contando a dela!!!

    Quanto ao bolo… ah, seus bolod!!! Vou tentar fazer em casa. O curd de limão parece ficar delicioso com a massa de coco…

    Beijos

  3. Menina, como não chorar com esse seu post. Sinal de que também sou uma mãe meio bobona e babona, rs. Com a minha filha foi a mesma coisa, mas ela era mais novinha, ainda nem andava direito. Sai da escola chorando pq ela nem deu tchau, saiu correndo para brincar na sala, rs. Mas é assim mesmo, os filhos são para o mundo, não pra gente…

    Beijo

    Karina

  4. Coisa mais fofa sua ideia dos coraçoezinhos… E só mesmo uma criança pra fazer um comentário como o da Helena. Certeza que a Sofia faria o mesmo. Mas acho que no fundo ela achou o máximo, se sentiu amada, mas tem que manter a pose de “quem manda aqui sou eu e eu queria SÓ comida”.
    Beijos, querida!!!

  5. Laély diz:

    Paula, o que posso lhe dizer, como mãe: aproveite essa fase!
    Também tenho chorado, esses dias, porque o filho afastou-se pra estudar. Só que ele tem 18 anos e voltou pra Alemanha, depois de passar 1 mês de férias em casa.
    Lindo, seu bolo! Até me animou a fazê-lo.
    Beijo!

  6. Kátila diz:

    Huuum, o bolo parece delicioso!! E eu sempre quis aprender fazer o curd de limão. Só fiquei com uma dúvida: na receita do curd está 1 3/4 de açúcar, é xícara?

    Beijos

  7. tatiana candeias rezende paiva diz:

    Oi Paula
    Bom tava anciosa pra novos posts eh a primeira vez que escrevo aqui, mas sou fã do seu blog! as dicas e estórias são muito legais!
    Bom, sei bem como são estas crianças moderninhas tenho uma menina de 13 e 1/2 anos tá toda cult, precisava de ver.
    hehehehe
    Querida mais sucessso e muita saúde. Obrigada pelo lindo bolo, farei neste findi!
    bjs
    Tatiana Candeias Rezende Paiva

  8. Emilly diz:

    Menina, adoro seus posts, você ainda destrói minhas tentativas de regime, ehheehhe. Estamos na mesma situação, minha pequena mudou de escola e o meu desfecho foi igual ao seu, mãe é bicho besta viu!!! Bjão

  9. Brenda diz:

    Paula! Eu amo seu blog, suas receitas e historias, são demais! Hoje, estou aqui, lógico que pra elogiar a receita, mas também pra te dizer que passei pelo mesmo ao levar meu filho de 6 aninhos pra escola nova…. Um beijo !

  10. Anônimo diz:

    Oi Paula! Que lindo esse bolo, minha irmã já pediu ele de aniversário…daí eu queria saber…dá para trocar o limão siciliano por qualquer outro tipo de limão? Porque moro no interior e tenho dificuldade de encontrar o siciliano…Obrigada!

    • thecookieshop diz:

      Oi! A primeira vez que eu fiz esse recheio foi com limao tahiti, e achei que ficou muito azedo, apesar de gostoso. Experimenta colocar um dedinho menos do suco do limão. bj

Deixe um comentário