Brincando com a Comida – cupcakeburguer ou hamburguer de cupcake

Às vezes aparecem uma clientes bacanas na vida da gente e te pedem justamente o que você sempre quis fazer mas faltava aquele empurrãozinho.

Nessa semana recebi a encomenda desses cupcakes em forma de hamburger, ou hamburgueres de cupcake. Não são novidade, é só dar um google que parecem inúmeras versões, mas fiquei bem contente de poder fazer a minha.

Como eles viajariam para fora da cidade, preferi fazer os “ingredientes” de pasta americana, para dar maior firmeza  no conjunto. A “carne” foi feita de brownies e o “pão” de bolo de baunilha, com gergelim é claro. Para o ketchup usei doce de leite com corante vermelho, e achei que ficou super parecido com o verdadeiro – tô me segurando pra não fazer uma pegadinha com o marido e deixar uma garrafinha na geladeira 😉

Dá pra fazer com qualquer receita de bolo, mas vou deixar aqui as que usei, tá?

Cupcake-burguer (rende 12 a 15 unidades)

Para o “pão” (cupcakes de baunilha):

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • pitada de sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de iogurte natural (pode ser desnatado ou não)
  • 3 ovos grandes
  • gotas de baunilha
  • 1/2 xícara de óleo de canola ou girassol
  • sementes de gergelim

Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque 12 forminhas de papel em uma forma para muffins ou de empadinha.

Peneire a farinha, o fermento e o sal numa vasilha menor e reserve.

Junte o açúcar, o iogurte, os ovos inteiros e a baunilha e misture bem até  ficar bem uniforme. Junte a mistura de farinha e mexa, sem bater, até estar misturado. Mas não mexa demais, senão o bolo fica duro (não tem problema se ficarem umas pelotinhas na massa). Junte então o óleo e incorpore delicadamente com uma espátula grande. Coloque a massa nas forminhas preparadas, enchendo somente até a metade. Polvilhe um pouquinho do gergelim e asse por 20 a 25 minutos aproximadamente, ou até passarem no teste do palito. Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade até amornar. Tire as forminhas de papel.

Para a “carne” (brownie) – daqui

  • 100g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 220g de chocolate meio amargo picado
  • 1 1/4 xícara de açúcar
  • 3 ovos

Ligue o forno a 180°. Unte com manteiga e farinha de trigo uma assadeira de 20X30cm.

Peneire a farinha, cacau, sal e fermento. Reserve.

Numa tigela resistente ao calor, derreta em banho-maria (ou no microondas, em intervalos de 30 segundos) o chocolate e a manteiga. Misture o açúcar e os ovos, um a um, sem bater. Junte a mistura de farinha e misture delicadamente até ficar homogêneo. Passe para a assadeira preparada e asse por aproximadamente 25 minutos (espete um palito: está pronto quando sair com migalhas grudadas). Deixe esfriar.

Montagem:

  • pasta americana
  • açúcar impalpável
  • corantes em gel verde, amarelo gema e vermelho
  • doce de leite

Para o “queijo”: tinja uma porção da pasta americana com algumas gotinhas do corante amarelo gema. Sove bem e abra bem fino com um rolo sobre uma superfície polvilhada com açúcar impalpável. Corte quadrados com a ajuda de uma faquinha ou cortador de pizza.

Para a “alface”: tinja um porção da pasta americana com corante verde-folha. Abra bem fino com o rolo e corte rodelas, com a ajuda de um cortador de biscoitos redondo. Aperte as bordas com os dedos para dar formato irregular.

Para o “ketchup”: Misture o doce de leite com corante vermelho até obter a cor desejada. Coloque num saquinho plástico e corte a ponta para utilizar.

Para a “carne”: Com a ajuda de um cortador de biscoitos redondo, corte rodelas do brownie com cuidado.

Corte os bolinhos de baunilha ao meio e monte os burguers como desejar, passando um pouco de doce de leite entre as peças para colar.

52 comentários

  1. Rosana diz:

    Paula que SHOW…..perfeito!!!!!!
    Acabei de inaugurar ,com meu marido, uma lanchonete aqui em Sorocaba,IRON DOG -hot dogs & burgers.
    E o hamburger ficou identico, sem por nem tirar ehehehehe
    Querida, dessa vez vc se superou.
    Bjos
    Rosana

  2. Emília diz:

    MORRÍ de amores!
    Fico imaginando botar a criançada pra brincar com isso! Eu iria enlouquecer se fosse criança!
    O legal é que vc sempre busca a melhor versão de tudo, a estética do que vc faz é impecável, A “carne” ficou óotima!
    Gostaria de saber quando vc vai dar cursos novamente, da última vez não pude ir em nenhuma data e fiquei chupando dedo, heheh

  3. Oi Paula! Acompanho seu blog há tempos….nem sempre consigo comentar,mas hoje eu PRECISAVA! Eu AMEI essa ideia, me deu vontade de experimentar!! Eu não conhecia, mesmo! Adorei sua versão, sua foto impecável e a graça com que vc explica! Sou sua fã! Bjo!

  4. thisoldbroad diz:

    I’ve been looking through all your Food Gawker entries & I wish I lived near your cookie shop. You create the most extraordinary treats! Thank you for sharing them.

  5. Juh diz:

    Oh, My God! Que coisa mais fofucha!
    Adorei a ideia, já até estou programando para fazer algo parecido aqui em casa. kkk
    Realmente, fiquei de cara quando vi suas fotos: criativas e lindas!
    Adoro suas receitas, e me inspiro muitas vezes nelas. Parabéns! ;D
    Beijos, Juh

  6. Pingback: Links pro feriado: « The Hype Collective

  7. Renata diz:

    Muito Bom! Ficou perfeito. Só queria saber mais detaçhes de como conseguiu fazer o hamburguer tão perfeito, redondinho. Qual a forma que usou?
    Está de parabéns.

  8. Pingback: Hamburguer de cupcake | Minha Filha Vai Casar

  9. Adrielle diz:

    Ei Paula, tudo bem?

    Bom, eu sou de Minas Gerais, descobri recentemente a minha paixão pelos cupcakes (aliás, é amor a primeira vista, não tem como não se apaixonar…), e estou começando as minhas primeiras experiências com esses bolinhos tão charmosinhos e fofinhos… ainda estou na fase de pesquisa, até o momento fiz 3 experimentações em casa (1 delas não muito bem sucedida, mas, a gente vai tentando até conseguir, né?) e, em meio as minhas pesquisas, me deparei hoje com o seu blog, estou encantada!

    Amei o conteúdo, as dicas, as receitas, os incentivos, tudo muito bem feito, de muito bom gosto! Até agora, o melhor conteúdo que já encontrei a respeito dessa arte culinária, e vou seguir sempre, com certeza! E seus doces, são simplesmente maravilhosos, e parecem uma delicinha! Amei este cupcake em formato de hamburguer, ficou lindo, um charme, parece mesmo um hamburguer de verdade!

    Quero parabenizar você pelo seu trabalho, continue sempre trazendo novidades para seus leitores afoitos por novas ideias, e nesta legião em me incluo!

    Um grande abraço,
    Adrielle

  10. Pingback: Como fazer um salame (de chocolate) – The Cookie Shop

  11. Natalia Nazario diz:

    Ficaram mtttt lindos! Quero comprar pasta americana para fazer aqui em casa! Adorei!
    Ficaram super reais, mostrei a foto para uma amiga e ela pensou que fossem os mini sanduiches que tem em festas! ahuahuahuahuaahu

  12. Pingback: Hamburguer de cupcake | Blog de Casamento

Deixe um comentário