Fim de Férias – Picolé de Amoras

Se tem uma coisa que não te contam antes de você ter filhos é o trabalho que dá ficar com eles em casa pelos DOIS MESES de férias escolares.

Não estou reclamando, adorei cada segundo e provavelmente vou chorar copiosamente assim que os portões da escola se fecharem na próxima segunda-feira, mas haja imaginação para entreter essas criancinhas que se interessam pelas coisas por cinco minutos.

Pintamos maravilhosas obras de arte com os dedos, fizemos belíssimas jóias e  colares de macarrão, compramos um peixe que foi batizado com o nome de Hipopótamo, plantamos um feijão no algodão que já está enorme e agora vai mudar pra um vaso,  fizemos muitos bolinhos de aniversário de areia do parquinho e cantamos parabéns, vestimos maiô pra brincar no chuveiro, assistimos Branca de Neve, Rei Leão e Pequena Sereia mil vezes, assamos biscoitinhos, rabiscamos algumas paredes com giz de cera (bem, eu não participei dessa parte a não ser na hora de limpar…) e também fizemos picolé de amora.

Eu não tenho sorveteira e, apesar de sonhar todas as noites com uma, não consigo me conformar em pagar R$300,00 numa coisa que custa originalmente US$30,00. Então faço picolés, fazer o quê?

Picolé de Amora (rende 6 unidades pequenas)

Esses são muito fáceis de fazer, podem ser feitos com outras frutas (morango, manga, pêssego) e perfeitos pra criançada ajudar. Eu não tenho formas de picolé, então usei copinhos de cachaça. Dá pra usar também copinhos de plástico tamanho festa. Pro pessoal que está de dieta, é só substituir o açucar por adoçante culinário (adoce a gosto).

Ingredientes:

  • 2 1/2 xícaras de amoras congeladas
  • 1/3 xícara de açúcar (ou adoce a gosto)
  • 1/3 xícara de água quente
  • 6 copinhos pequenos
  • 6 palitos de sorvete

No processador ou no liquidificador, coloque as amoras (não precisa descongelar), o açúcar e a água quente. Bata até virar um purê. Prove se está bom de açúcar e passe por uma peneira para tirar as sementinhas, apertando bem para extrair o máximo de fruta possível.

Distribua a mistura nos copinhos, coloque os palitos e leve ao freezer ou congelador por pelo menos 4 horas. Para soltar dos copinhos, passe-os por água morna.

42 comentários

  1. Verena diz:

    Essa férias foram cansativas mesmo, fiquei com a Cla 15 dias. Criança é uma gracinha mas quando fica entiada, dá 5 minutos e eles arrumam 10 maneira diferentes de colocar a casa a baixo!! Ai descobri que a Cla gosta de cozinhar e passei as férias ensiando ela.. Até que foi legal!

    Mas não vou mentir que está sendo ótimo a voltas as aulas serem hoje. XD

  2. carla diz:

    Ah !!! Então foi por culpa das formiguinhas que você tem em casa que sumiu do blog ?
    Ai que delícia ter uma mãe prendada.
    Vou fazer os picóles sabe quando ?? No chá de bebê de minha tia amada.
    beijos

  3. Ameixinha diz:

    Deve ter sido bem divertido (menos limpar as paredes, né?) mas também é cansativo, as crianças têm esse poder de cansar os adultos. Elas parecem ter pilhas que nunca mais acabam. Também não tenho sorveteira e o meu congelador é minúsculo. Por isso não faço muitos gelados, apesar de gostar. Estes picolés ficaram com uma cor fabulosa e devem ser deliciosos 🙂

  4. Gina diz:

    Meus filhos já passaram dessa idade, mas são muitas lembranças boas que ficaram.
    Pela sua descrição, aproveitaram bem as férias. E o picolé foi para fechar com chave de ouro?
    Criança já gosta de gelados e é uma forma legal de fazer eles consumirem frutas, não é?
    Bjs.

  5. Claudia diz:

    Paula,

    ficaram lindos os picolés, sabe que mesmo tendo lido que eram de amora eu pensei que fossem framboesa pois achei os picolés tão vermelhos, lindos. E me surpreendi ao ler que eram amoras. Talvez seja a foto… Estou com framboesa na cabeça, tinha tantas ainda congeladas desde setembro que fiz um sorvete de framboesa com iogurte e mel ontem, comemos um pouco hoje mas as crianças fizeram careta por causa do sabor forte do mel….usei um mel africano maravilhoso que parece um creme mas que tem sabor forte. Eu e Per amamos, mas as crianças, difíceis, nada!

    Beijos,

    C.

  6. Julia diz:

    Nhai! A cor ficou linda!! Parabénss!!

    Eu tbm sonho com uma sorveteira, sabe? Mas tbm acho o preço absurdo… mas sabe q semana passada fiz um d limão, batendo na mão mesmo.. várias vezes.. e não ficou d todo mal.. amanhã farei um d chocolate.. vamos ver se fica bom tbm! rs

    Beijoss

  7. Os seus picolés estão realmente muito bonitos! Me deu até vontade de fazer em casa, nos meus copinhos, também! Faz tempo que queria fazer picolés, mas sempre adiava por falta das forminhas! Que bobeira, a minha!
    E adorei as suas férias! (ou as da sua filha! hahahah)
    Posso passar férias por aí, quando eu tiver? hahahah

  8. ana diz:

    Aqui em casa eu faço picolé de manga com banana e um tantinho de sumo de limão. A consistência fica ótima por causa da banana. Minha Bia nunca viu “colé” mais gostoso!
    Beijos

  9. carla diz:

    Você aceita pedidos de uma criança grande que tá com um desejo ??
    Sabe oque é ? Eu adoro tanto,tanto, chocolate quente, aquele cremoso que ao invés de beber a gente pode até comer de colherzinha, que eu gostaria de saber se você poderia me ensinar a fazer um desses !
    Tomara !!

  10. Que delícia devem estar. Na minha juventude, era raro haver gelado lá em casa, então eu e a minha irmão tinhamos de os enventar, e colocavamos sumo nuns copinhos de plástico com uma colher e levávamos á geladeira. Voçe me fez lembrar estes doces momentos de infância. Amei

  11. Laely diz:

    Tenho esses copinhos de aperitivo, que meu filho olhou escandalizado, quando cheguei em casa com um monte deles( ninguém em casa bebe)! São ótimos para servir amostras de doces, mousses, brigadeiros de colher e agora, esses lindos picolés!
    Admiro com consegue fazer algo tão lindo, de comer! Parecem saborosos!

  12. Paula,

    Quanta imaginação! Sabe que minha frustração é não conseguir ser este tipo de mãezona…minhas meninas ficam comigo no trabalho e o máximo que consigo é deixá-las me “ajudando” na cozinha. Ando sempre mooorta de cansaço e aí não sobra energia para mais nada. Fazer picolés é tão fácil e divertido que acabei comprando um kit na Camicado de plástico, pequenininho, em formatos diferentes e coloridos. Mas os seus ficaram perfeitos.
    bjcas (apareça por lá…)

  13. Lucia diz:

    Isso deve ficar uma delícia!
    Pena que não acho amoras congelas nos 2 supermercados aqui perto.
    Vou procurar alguma fruta que eu goste amanhã, e colocarei mãos á obra
    amanhã!
    Depois eu conto.

    🙂

    Bjs,

    Lucia

  14. Verena diz:

    Paula, aqui em casa eu faço picolés direto para o meu pequeno, se for de fruta então estou dentro!
    Já fiz de laranja, uva, morango, iogurte e amora. Ele adora e nesse calor não há melhor sobremesa!
    Um beijo!
    Estão lindos!

  15. Lilly diz:

    Oi, Paula!

    Parabéns pelas belas fotos e receitas!
    Amo misturar ingredientes e reinventar receitas.
    Quanto as amoras, nesta semana estávamos meu filho de 11 anos e eu na amoreira, colhendo mais um pouco de frutas quando ele comentou o seguinte:
    – ” Mãe, tive uma idéia: cada um de nós 3, eu, você e o papai, depois que colher amoras, vai ter que ir pra a cozinha e preparar pelo menos 2 receitas. Eu vou primeiro , tá e vê se não aparece ninguém por lá até eu terminar. Combinado? ”
    Resultado: deixei-o ir, com a recomendação de que não usasse o fogão. De imediato, ele optou pelo microondas e fez geléia de amoras, depois de tê-las amassado com um garfo dentro de um copo e adicionado açúcar Também preparou picolé de amoras, que modéstia a parte, ficaram ótimos!
    Como é filho único e sempre me vê preparando algo, cada dia ele toma mais gosto pela culinária e volta e meia ele inventa até jantar a luz de velas.
    Faço este comentário apenas como incentivo às demais mamães corujas, pois cozinhar na infância, além de deixar ótimas recordações por toda a nossa vida pode gerar futuros profissionais da área.
    Beijocas, de sua nova admiradora,

    Lilly.

  16. Pingback: Trendy Twins | Ana Farias » Arquivos » Picolé pra dieta?

  17. Pingback: Faça você mesmo um saboroso picolé de frutas « Catraca Livre – São Paulo Grátis

  18. Pingback: Para enfrentar o verão: Veja o passo-a-passo de um saboroso picolé de frutas com 3 ingredientes! - Ambientalistas em rede

  19. Pingback: BH MulherUma receita simples para fazer picolés em casa | BH Mulher

  20. Pingback: Uma receita simples para fazer picolés em casa | Bom Jardim Notícias.com

Deixe um comentário